Título
Arquitetura religiosa: reflexões em torno do espaço religioso no século XXI
Autor
Filipe, Fátima Alexandra Barreto
Resumo
pt
A arquitetura religiosa possui uma história milenar que não pode ser esquecida na realização
da prática de projeto, sendo a história da arquitetura essencial para o processo arquitetónico do
espaço religioso.
O cenário do exercício lançado na vertente prática de Projeto Final de Arquitetura – Igreja,
Complexo Paroquial e Social da Portela -, permitiu a reflexão e interrogação sobre o espaço
religioso no 3º milénio, só conseguida com o auxílio da história da arquitetura religiosa, que se
torna uma ferramenta do projeto arquitetónico.
Os espaços religiosos seguiram linhas de pensamento comuns através dos séculos e procuraram
ambientes característicos, levando a que este se tornasse atemporal, nomeadamente no que
diz respeito ao seu simbolismo. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Arquiteto
Porfírio Pardal Monteiro é imagem dessa continuidade, que apesar da sua inovação, era um
projeto não revolucionário pela atemporalidade do espaço religioso.
Todos os projetos, desde os primórdios da arquitetura religiosa, procuraram dar resposta às
necessidades litúrgicas e às necessidades globais de cada época, sendo que a arquitetura
religiosa contemporânea não é diferente. Assim, o espaço religioso no 3º milénio deve
procurar responder às diligências litúrgicas defendidas no Concilio do Vaticano II, procurando
dar continuidade aos elementos atemporais como a luz e o centro simbólico. Existem assim
elementos e preocupações arquitetónicas atemporais no pensamento sobre o espaço religioso,
que ultrapassam mudanças estilísticas e litúrgicas.
Não existe um modelo do espaço religioso do século XXI, mas existem sim matrizes que podem
ser seguidas na procura por um espaço que responda às necessidades da igreja. As diligências
e matrizes não condicionam o projeto de arquitetura mas completam-no.
en
Religious architecture possesses a millenia-old history which cannot be forgotten whenever a
project is being created, since the history of the architecture is crucial for the architectonic process
of the religious space.
The scenario proposed within the exercise for the practical part of the Final Project of Architecture
- Church, Parish and Social Complex of Portela -, allowed a careful reflection about the religious
space in the third millennium, solely achieved with the aid of religious architecture history which
therefore becomes a tool of the architectural project.
The religious spaces have followed prevailing guidelines through the centuries and searched for
characteristic environments leading these to be atemporal, especially concerning their symbolism.
The Church of Nossa Senhora do Rosário de Fátima , projected by the architect Porfírio Pardal
Monteiro, is the living image of that continuity as it reveals itself a non-revolutionary project due to
the atemporal characteristics of a religious space, in spite of its clear innovation.
Every project since the early days of religious architecture have pursued answers to the liturgical
needs as well as to the main necessities of each time, and the same also applies to the contemporary
religious architecture. Thereby the religious space in the third millennium should respond to the
liturgical diligences set on the Vatican Council II, searching the continuity of timeless elements
like the light and the symbolic center. Therefore on the conception of the religious space there are
timeless elements and architectural concerns that go beyond any liturgical or stylistic changes.
Finally there is not a set model for the religious space of the 21st century but matrixes which can
serve as guidelines in the search for a space that fills the church’s necessities. In spite of one
might think, these diligences and matrixes do not condition the architectural project, they actually
complete it.