Teses e dissertações

Mestrado
Arquitetura
Título

Função central e vitalização de uma zona periférica: o caso de uma estação de metro na Portela

Autor
Santos, Pedro André Soares dos
Resumo
pt
O processo de criação, transformação e expansão das cidades sofreu inúmeras alterações ao longo dos anos. As primeiras cidades foram fundadas pela agregação de pessoas e funções que até então se encontravam dispersas. O seu centro inicialmente desenvolvido por razões religiosas ou políticas vê mais tarde aparecer aqui a actividade comercial reforçando assim o caracter central deste espaço. A grande construção e densificação dos centros levou as cidades a expandirem-se para áreas mais periféricas, onde começaram a haver inúmeras ofertas imobiliárias, muitas delas da esfera privada, visando a classe media-alta, dando lugar a inúmeras cidades dormitório. O crescimento destas áreas torna-se também possível devido à construção de grandes estruturas viárias que permitiam um rápido e fácil acesso ao centro. A obsolescência de certas partes da cidade vai levar à necessidade de intervenção nessas áreas visando a sua revitalização. O crescente aumento do uso automóvel culminou num congestionamento das grandes vias de entrada e saída da cidade que tenta ser colmatado com o recurso ao uso dos transportes públicos, em particular o caso do metropolitano, uma vez que circula sobre vias reservadas. A Portela, localizada no limite da cidade de Lisboa, já no concelho de Loures é uma destas cidades dormitório que com a construção das grandes estruturas viárias ficou isolada dos seus bairros envolventes não estabelecendo relações com os mesmos. Aquilo que se pretende é que através de uma estratégia de descentralização dos equipamentos presentes no centro para o seu limite e com o surgimento da estação de metro no centro esta possa estabelecer relações com os bairros mais próximos.
en
The creation, transformation and expansion cities process has suffered several changes in the course of the years. The first cities were founded by the aggregation of people and functions that untill that point were set apart. Its center initially developed by politic or religious reasons later on sees the rise of commercial activities reinforcing the central character of this space. The massive densification and occupation of the centers as lead to the cities expansion to more peripheral areas, where the property sector starts to have a huge offer, most of those from private enterprises, eyeing the upper middle class, creating countless sleeping cities. The growth of this areas it’s also possible due to the construction of major road structures that allows a quick and easy access to the center. The outdate of some parts of the city will lead to the intervention necessity in those areas so that they can be revitalized. The growing number of car use as resulted in a jam at the major pathways to get in and out of the city that is trying to be solved with the use of the public transports, in particularly the case of the subway, since it uses private pathways. The Portela, localized on the limit of Lisbon city, on Loures county is one of the sleeping cities that with the construction of major road structures was secluded from the surrounding neighborhoods establishing no links with them. What is intended is that through a decentralization strategy of the equipment present in the center to its limit and with the appearance of the subway station at the center it can establish link with the closer neighborhoods.

Data

14-abr-2015

Palavras-chave

Área Metropolitana de Lisboa
Lisbon Metropolitan Area
Metropolitano de Lisboa
Periferia
Centralidade
Revitalização
Centrality
Outskirt
Revitalization
Lisbon Subway
Portela Lisboa

Acesso

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