Título
Função central e vitalização de uma zona periférica: o caso de uma estação de metro na Portela
Autor
Santos, Pedro André Soares dos
Resumo
pt
O processo de criação, transformação e expansão das cidades sofreu inúmeras alterações ao
longo dos anos. As primeiras cidades foram fundadas pela agregação de pessoas e funções que até
então se encontravam dispersas. O seu centro inicialmente desenvolvido por razões religiosas ou
políticas vê mais tarde aparecer aqui a actividade comercial reforçando assim o caracter central deste
espaço.
A grande construção e densificação dos centros levou as cidades a expandirem-se para áreas
mais periféricas, onde começaram a haver inúmeras ofertas imobiliárias, muitas delas da esfera privada,
visando a classe media-alta, dando lugar a inúmeras cidades dormitório. O crescimento destas
áreas torna-se também possível devido à construção de grandes estruturas viárias que permitiam um
rápido e fácil acesso ao centro. A obsolescência de certas partes da cidade vai levar à necessidade de
intervenção nessas áreas visando a sua revitalização.
O crescente aumento do uso automóvel culminou num congestionamento das grandes vias de
entrada e saída da cidade que tenta ser colmatado com o recurso ao uso dos transportes públicos, em
particular o caso do metropolitano, uma vez que circula sobre vias reservadas.
A Portela, localizada no limite da cidade de Lisboa, já no concelho de Loures é uma destas
cidades dormitório que com a construção das grandes estruturas viárias ficou isolada dos seus bairros
envolventes não estabelecendo relações com os mesmos. Aquilo que se pretende é que através de uma
estratégia de descentralização dos equipamentos presentes no centro para o seu limite e com o surgimento
da estação de metro no centro esta possa estabelecer relações com os bairros mais próximos.
en
The creation, transformation and expansion cities process has suffered several changes in the
course of the years. The first cities were founded by the aggregation of people and functions that untill
that point were set apart. Its center initially developed by politic or religious reasons later on sees the
rise of commercial activities reinforcing the central character of this space.
The massive densification and occupation of the centers as lead to the cities expansion to more
peripheral areas, where the property sector starts to have a huge offer, most of those from private enterprises,
eyeing the upper middle class, creating countless sleeping cities. The growth of this areas
it’s also possible due to the construction of major road structures that allows a quick and easy access
to the center. The outdate of some parts of the city will lead to the intervention necessity in those areas
so that they can be revitalized.
The growing number of car use as resulted in a jam at the major pathways to get in and out of
the city that is trying to be solved with the use of the public transports, in particularly the case of the
subway, since it uses private pathways.
The Portela, localized on the limit of Lisbon city, on Loures county is one of the sleeping cities
that with the construction of major road structures was secluded from the surrounding neighborhoods
establishing no links with them. What is intended is that through a decentralization strategy of
the equipment present in the center to its limit and with the appearance of the subway station at the
center it can establish link with the closer neighborhoods.