Título
Plano de negócio turismo rural: Casa do lagar
Autor
Soares, Mário Pedro dos Santos Marcelino de Matos
Resumo
pt
O Turismo em Espaço Rural é um serviço de alojamento dentro da oferta hoteleira que
apresenta um crescimento muito significativo, não só pelo aumento da procura pelos
consumidores, internos e externos, como pelo aumento da oferta deste tipo de unidades
hoteleiras.
Moreira (2010) aponta que as principais razões do sucesso dos Turismos Rurais estão
relacionadas com a autenticidade do meio rural onde estão inseridos, as tradições e o contacto
com o Portugal profundo, e com as experiencias proporcionadas.
Citando a entidade Turismo de Portugal, no seu documento PENT – Plano Estratégico
Nacional de Turismo (2006) para os anos 2006 a 2015, é pretendido que Portugal seja um dos
destinos a revelar um maior crescimento no turismo a nível europeu.
Os consumidores destes bens e serviços do Turismo Rural, têm, quer a nível interno como
externo, demonstrado nos últimos anos um aumento da procura e da busca de novas
experiências conduzindo a novas tendências, mais ligadas ao aspecto do Turismo na Natureza,
exemplo disso são as modalidades, Treking, Bird-Watching, Photo-Tours, BTT entre outras.
O objectivo do plano apresentado neste projecto é a identificação da oportunidade de
negócio que é o Turismo Rural, numa componente mais completa através de experiencias
proporcionadas para além do simples alojamento, e a avaliação da viabilidade económica
deste projecto. Com o aproveitamento da localização da Casa do Lagar, a paisagem impar, e
dos serviços adicionais prestados pretende-se uma entrega de mais valor ao cliente
comparativamente à concorrência.
en
Rural tourism is a hosting service within the hotel offer that presents a very significant
growth both by increasing consumer demand, internal and external, such as by increasing the
supply of this type of hotel units.
Moreira (2010) points out that the main reasons for the success of the Rural Touring relate
to the authenticity of the rural environment in which they exist, traditions and deep contact
with Portugal, in the background with the experiences offered.
Citing the entity Turismo de Portugal, in its document PENT - National Strategic Plan for
Tourism (2006) for the years 2006 to 2015, it is intended that Portugal is one of the
destinations to reveal further growth in Europe.
Consumers of these goods and services of Rural Tourism, have, both internally and
externally, in recent years shown an increase in demand and seeking new experiences leading
to new trends, more concerned with the appearance of Nature Tourism, as example,
Trekking, Bird-Watching, Photo-Tours, Mountain Bike among other modalities.
The plan presented in this project aims to identify the business opportunity is the Rural
Tourism in more complete component through experiences offered beyond simple
accommodation. The use of the unique location of Casa do Lagar and services intended to
deliver a more customer value relative to competition.