Título
Cultura organizacional em contexto de mudança
Autor
Martins, Paula Sofia Fernandes
Resumo
pt
O presente projeto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico no âmbito do
sector da iluminação. O intuito deste caso é focar a importância da consonância entre a
Cultura organizacional vigente e as características do mercado, para a prosperidade e o
próprio desempenho económico das organizações.
Este caso permitirá ainda aos alunos das áreas de Gestão e de Gestão de Recursos
Humanos, conhecer o Modelo dos Valores Contrastantes e o Instrumento de Análise da
Cultura Organizacional de Robert Quinn, bem como a sua utilidade na gestão da mudança
cultural.
Iremos basear-nos no caso da empresa LightE (nome fictício), uma empresa multinacional
a operar em Portugal. Pretende-se a partir da análise da envolvente externa e interna da
empresa LightE ao longo dos tempos, perceber se a cultura organizacional vigente
continua a adequar-se, após a verificação de alterações nas várias vertentes da envolvente
externa, designadamente, económica, de mercado e sobretudo tecnológica.
Descreveremos sumariamente o mercado da iluminação em Portugal, e mais
concretamente, a envolvente externa da LightE, baseando-nos para tal no modelo de
Michael Porter.
Passaremos à descrição da Light E no que respeita à sua história, liderança, estrutura e
cultura vigente ao longo da sua evolução, debruçando-me com detalhe na cultura da
equipa comercial, e na verificação da sua consonância com a mudança que a empresa
atravessa e os seus objetivos estratégicos.
en
This Project aims the development of a case study on the Professional lighting sector,
stressing the importance of matching organizational culture and market characteristics to
ensure the Company success.
The case will allow Management and Human Resources Management students to
understand Robert Quinn’s Competing Values Framework, and Organizational Culture
Assessment Instrument (OCAI), and it’s utility to manage cultural change.
The case will be based on Light E (fictitious name), a multinational company operating in
Portugal, whose external environment has dramatically changed. The change includes
technology, economy context and market. The objective is to, based on the external and
internal context evolution analysis, using Michael Porter’s Model, understand whether
current organizational culture still fits the Company objectives.
We will focus our attention on the Sales team culture analysis, after describing Light E
history, leadership style, organizational structure and culture along it existence. Our aim is
to check whether it fits current changes and strategic objectives or not.