Título
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A.
Autor
Andrade, Pedro Nuno Campos de
Resumo
pt
A competitividade entre as empresas é cada vez maior o que faz com que o desempenho dos
colaboradores da organização tenha que ser superior para a manutenção ou desejavelmente
aumento da posição de mercado da empresa de modo a crescer e aumentar a sua rentabilidade.
No entanto, a performance da organização depende fortemente da performance individual das
pessoas que a compõem e do seu envolvimento para com a mesma.
Perante a problemática das organizações ambidextras, pretendeu-se estudar a performance à
luz do commitment1 cujo modelo tripartido defende que os colaboradores poderão estar na
organização porque querem, devem ou porque não possuem alternativa.
Para além do estudo do desenvolvimento do commitment e da consequente performance dos
colaboradores da empresa alvo de estudo de caso – Vortal S.A. – analisaram-se antecedentes
do desenvolvimento do commitment e a sua relação com a performance e outros outputs.
O estudo de caso comprovou muitos dos pressupostos existentes através de outros estudos
empíricos nomeadamente, a performance ser superior em colaboradores cujo commitment é
predominantemente afectivo.
A análise estratificada da organização permitiu uma comparabilidade de resultados cujas
correlações mostraram ainda que a componente da cultura organizacional2 desempenha um
papel fundamental na gestão da organização e no desenvolvimento do commitment. A cultura
de relações humanas e de sistemas abertos apresentaram uma correlação positiva com o
commitment enquanto que os seus opostos, a cultura por objectivos e de processos internos,
uma correlação negativa.
Os resultados mostraram ainda uma correlação positiva de 0,871 entre a cultura de relações
humanas e a performance o que se constituiu, junto com outros resultados como linhas
orientadoras da gestão da performance das organizações.
en
The competition between organizations is rising which makes the individual performance to
be superior in order to maintain and desirably increase the organization market position to
grow up and, consequently, raise the company profitability.
Nevertheless, organizational performance strongly depends on the individual performance of
its employees and their commitment to it.
In the presence of the ambidextrous organizations problematic, is aimed to study the
performance having in mind the commitment tripartite model that argue that people could be
in the organization because they want, they should or they have no choice.
Beyond the study of the commitment development and the consequent people performance of
the case study company – Vortal S.A. – were analysed the commitment antecedents and their
relationship with the performance and others organizational outputs.
The case study confirmed many of the literature assumptions like the fact that the
performance be higher in employees that are mainly affective committed to the organization.
The organizations stratified analyses allow the results comparability where the correlations
have showed that the organizational culture represents a vital role in organizations
management and commitment development. The clan and adhocracy cultures showed a
positive correlation with the commitment while their opposites, the market culture and
hierarchy culture, showed a negative correlation.
The case study results also expressed a positive correlation of 0,871 between clan culture and
the performance that represents, with other outcomes, important guidelines in organizations
management.