Título
Aplicação do Lean Management ao processo de aquisição de produtos farmacêuticos: um caso de estudo
Autor
Bendito, Susana da Silva
Resumo
pt
A complexidade dos procedimentos associados ao processo de aquisição de produtos
farmacêuticos leva a demora na sua recepção, tendo impacto directo sobre o nível de serviço
prestado e a quantidade de materiais armazenados. Neste contexto, a presente investigação
tem por objectivo principal a redução do tempo total associado ao processo de aquisição de
produtos farmacêuticos, sendo a base conceptual adoptada o lean management.
A metodologia adoptada assenta em caso de estudo. Este é o do Hospital de Santo Espírito de
Angra do Heroísmo, E.P.E. (HSEAH, E.P.E.). É um caso individual, constituído por uma
unidade de análise, os produtos farmacêuticos. As actividades inerentes ao seu processo de
compra são identificadas e classificadas de acordo com a sua capacidade de adição de valor.
O mapeamento do processo de compra é baseado em entrevistas informais com colaboradores
do hospital e é aplicada uma das ferramentas do Value Stream Mapping. São mapeadas três
modalidades de concurso. São identificados vários tipos de desperdício no processo de
compra e são feitas propostas de melhoria de modo a tornar mais célere a aquisição de
produtos farmacêuticos.
As conclusões obtidas salientam que são vários os factores que influenciam a duração e o
desperdício no processo de aquisição de produtos farmacêuticos do HSEAH, E.P.E.,
nomeadamente a insularidade, a participação de dois serviços distintos, com duplicação de
actividades, transporte e movimentos desnecessários entre eles, tempos de espera e diferentes
procedimentos internos. Por fim, são salientadas as limitações aos resultados obtidos e
identificadas oportunidades de investigação futura.
en
The complexity of procedures regarding the purchase of pharmaceutical products results in delays when it comes to deliveries, which has a direct impact on the level of the service
provided. It has also repercussions concerning the quantity of products that are stored. In this
context, current investigation aims to reduce the total amount of time associated to the process
of purchasing pharmaceutical products, and lean management is the conceptual basis to
achieve this purpose.
The methodology is based on a case study: the Hospital de Santo Espírito de Angra do
Heroísmo, E.P.E. (HSEAH, E.P.E.). It is an individual case built on one unit of analysis: the
pharmaceutical products. The activities that are related to the process of purchasing these
products are identified and classified according to their ability to be added value. The plan for
the purchase process is based on informal interviews made to the hospital co-operators, and
one of the tools of the Value Stream Mapping is also applied. Three types of contests are
planned. The several types of waste that take place during the purchase process are identified
and suggestions are presented to improve it, in order to accelerate the process of acquisition of
pharmaceutical products.
Conclusions indicate that there are several causes which influence the duration of time and
waste involved in the process of purchasing pharmaceutical products regarding the HSEAH,
E.P.E., such as insularity, the participation of two distinct services with duplication of
activities, transport and unnecessary movement amongst them, wasted time and different
internal procedures. In the end, one highlights the limitations related to the final results and
identifies opportunities for future research.