Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

How to think and act strategically: the pedagogical case study of haiti healthy kids

Autor
Santana, Joana Filipe
Resumo
pt
As organizações não-governamentais são, cada vez mais, confrontadas com a necessidade de demonstrar o seu valor, os seus benefícios e de operar de forma eficiente num ambiente que se tem tornado muito competitivo e dinâmico. Como consequência, estas organizações são compelidas a concentrar-se em estratégias organizacionais adequadas e a construir uma posição estratégica sólida, com o objectivo de se tornarem mais eficientes, de construírem a sua sustentabilidade a longo prazo e de impulsionarem o seu crescimento organizacional. Pensar e agir estrategicamente são agora questões críticas para o sector sem fins lucrativos. Este caso de estudo pedagógico explora o processo de gestão estratégica, isto é, o conjunto de acções e ferramentas de gestão que permitem às organizações desenvolver, implementar e controlar as suas estratégias organizacionais e que impulsionam o desempenho superior, a sustentabilidade e novos progressos. O caso foca-se na Haiti Healthy Kids, uma pequena organização não-governamental que oferece tratamento médico a crianças haitianas e que carece de uma estratégia de actuação sólida que lhe permita atingir o seu potencial máximo e alcançar os resultados desejados. O caso desenvolve as quatro etapas do processo de gestão estratégica, à luz da realidade da Haiti Healthy Kids – analisa a envolvente e os elementos internos da organização; formula estratégias viáveis para a mesma, considerando a análise estratégica; sugere guidelines para a implementação dessas estratégias; e identifica ferramentas viáveis para a monitorização do impacto das estratégias formuladas. Para além disso, reflecte sobre os benefícios gerais deste processo para a organização como um todo. A selecção e aplicação dos princípios e instrumentos de análise estratégica visam abordar e resolver eficazmente o problema em questão, assim como alavancar os conhecimentos dos leitores do caso sobre este tópico. Ao mesmo tempo, este caso é um instrumento de estudo valioso que realça a importância da estratégia e da gestão estratégica para o desempenho e sustentabilidade das organizações não-governamentais.
en
Nonprofit organizations are increasingly faced with the need to demonstrate their benefits, their value and to effectively operate in an ever competitive and dynamic environment. As a result, these organizations are required to focus on proper organizational strategies and to build strong strategic positions, as to become more efficient, attain long-term sustainability and, ultimately, drive organizational progress. Strategic thinking and acting are now major issues within the nonprofit sector and all organizations must strive to incorporate them. This pedagogical case study explores the strategic management process, a set of managerial decisions and tools that enable organizations to develop, implement and also control their organizational strategies and that facilitate superior performance, sustainability and further progress. It is focused on Haiti Healthy Kids, a small nonprofit health organization that delivers medical treatment to Haitian children and that lacks solid strategies and a strategic course of action that allows it to reach its fullest potential and desired results. Building on strategic management, the case develops the four stages of this process in light of Haiti Healthy Kids – it evaluates the environmental elements and internal features of the organization; it formulates viable strategies for it, considering strategic analysis; it suggests general guidelines for strategic implementation; and it identifies viable tools to control the impact of the strategies formulated. Ultimately, it reflects upon the overall benefits of this strategic approach for Haiti Healthy Kids. The selection and application of the strategic management principles and instruments aim to properly address and solve this organizational problem, and also to enhance the readers’ learning and expertise in this subject. At the same time, this case study is a valuable and an useful working instrument that highlights the importance of strategy, strategic planning and management for nonprofits’ effectiveness and sustainability.

Data

19-nov-2015

Palavras-chave

Organizações sem fins lucrativos
Estratégia
Strategy
gestão estratégica
strategic management
Nonprofits

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo