Título
Portugal Telecom, SGPS, S.A.: o efeito da oferta pública de aquisição lançada pela Sonaecom na proposta de valor para os accionistas da PT
Autor
Geraldes, Rita Silva
Resumo
pt
A Portugal Telecom (PT) protagonizou no País, em 1994, uma viragem no sector das telecomunicações, reunindo, por fusão, os principais activos do Estado no sector e tornando privada a totalidade dos seus capitais no final de 2000. O percurso da PT, que tem sido caracterizado por inovação e determinação, teve na sua história recente um período turbulento que condicionou a sua actividade durante mais de um ano.
O ano de 2006 ficou marcado na história do Grupo Portugal Telecom pela Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom no dia 6 de Fevereiro, e que foi considerada hostil, tendo sido apenas encerrada na Assembleia-Geral de Accionistas de 2 de Março de 2007. Não obstante o inevitável efeito negativo que a longa duração da OPA terá tido sobre a vida da empresa, esta respondeu com elevação e superou este problema, registando, no exercício de 2006, um resultado líquido sem precedentes, fruto do positivo desempenho operacional e financeiro.
O presente estudo de caso tem como objecto a OPA realizada pela Sonaecom à PT. Analisam-se as estratégias adoptadas de resposta à oferta hostil, quantifica-se o valor passado aos accionistas na contra oferta da PT (isolando a volatilidade do mercado) e identificam-se e analisam-se os pontos fortes construídos, que vieram a constituir os alicerces de longo prazo da PT, após a OPA.
en
The year of 1994 was recognized as a turning point in the telecommunications sector in Portugal when Portugal Telecom (PT), the public telecommunication company, started its privatization process by merging all the statutory assets and participations in the telecommunication sector and that was finalized with its conversion into a private company in year 2000.
Since the privatization PT always demonstrated to be a dynamic and an innovating company but in the beginning of year 2006 it suffered a turbulent takeover attempt. In fact, the Sonae‟s takeover bid over PT, announced in 6th February 2006, became a milestone in PT‟s history as well as in the Portuguese financial community.
The takeover process was considered hostile by the target and only ended with the Shareholders General Meeting held in the 2nd March 2007. Nevertheless the negative impact caused by the long process in the company‟s life, the reaction of the PT management team was very strong and originated outstanding financial results in 2006.
This case study focuses on the hostile takeover period as well as in the defence strategy of PT and quantify and compare the company‟s offer to shareholders with the one made by Sonae on the bid. At the end, the principles of the medium and long-term strategy defined by PT during the takeover process are also analysed.