Título
Uma perspectiva informacional sobre o laboratório: estudo das práticas informacionais dos físicos experimentais de partículas
Autor
Coimbra, Maria Leonor Valfigueira
Resumo
pt
Este trabalho de investigação explora a possibilidade de desenvolver uma perspectiva informacional sobre o Laboratório, aqui percebido como uma forma estrutural geralmente descrita pelos termos dados e conhecimento. O estudo de caso analisa o ambiente e as práticas informacionais da comunidade portuguesa de Físicos experimentais de Partículas. O desenvolvimento da abordagem empírica é apoiada pela triangulação de quadros conceptuais vindos de disciplinas que estudam quer o Laboratório em si, quer a Informação como conceito e como fenómeno, quer a relação humana com a informação, incluindo os seus aspectos sociais e culturais. Fazendo uso da análise de discurso, o estudo revela o Laboratório como um contexto complexo, não inteiramente delimitado por paredes físicas, onde o processamento, a organização, troca e partilha de informação são a base da actividade epistémica diária dos investigadores. O estudo indica que as práticas de colaboração são suportadas por um sistema sustentado de comunicação tanto formal como informal, presencial ou mediada por computador, que é apropriado de maneira diversa pelos diferentes grupos de investigação. Finalmente, o estudo reconhece o que pode ou não contar como informação para estes investigadores.
en
This research work explores the possibility of developing an information based perspective over the Laboratory, here understood as a kind of a structural form usually described as a data-knowledge place. The case study analyses the information environment and practices of the Portuguese community of experimental particle Physicists. The development of an empirical approach is supported by the triangulation of conceptual frameworks from disciplines which study the Laboratory itself, the Information both as concept and phenomenon, and the human relationship to information, including its social and cultural aspects. Using a discourse analysis approach, the study reveals the Laboratory as a complex context, not entirely delimited by its physical walls, where the processing, organizing, exchanging and sharing information is the basis for the daily epistemic activity of researchers. The study indicates that collaborative practices are supported by a complete and sustained system of communication: formal and informal, face-to-face and mediated by computer, that is appropriated very differently by different research groups. Finally, the study acknowledges what may or may not count as information to these researchers.