Título
Joint-ventures : uma ferramenta estratégica na internacionalização de PME portuguesas
Autor
Colaço, Diogo Fernandes
Resumo
pt
Apesar das condições económico-financeiras adversas, as PME têm conseguido manter
intacta a sua posição como a espinha dorsal da economia europeia. Cenário semelhante
verifica-se em Portugal, com as PME nacionais a assumirem em papel ativo e essencial no
aumento das exportações nacionais.
A desaceleração económica do Mercado Comum Europeu obrigou as PME europeias e, em
particular, as PME portuguesas, a repensar as suas estratégias corporativas, não só
relativamente ao mercado doméstico, mas acima de tudo, no que respeita à sua
internacionalização. A identificação e desenvolvimento de novos mercados internacionais
de destino, bem como a adoção de formas/modelos de internacionalização mais eficazes
fazem hoje, mais que nunca, parte da agenda das PME.
Frequentemente associadas a grandes Empresas Multinacionais, as Joint-ventures têm
vindo a ganhar popularidade junto das PME, como uma ferramenta eficaz no processo de
internacionalização. A formação de uma JV não só permite às PME ultrapassar limitações
de índole burocrática, legal e financeira, como também as coloca num patamar de igualdade
com empresas de maior dimensão.
Este trabalho analisa 14 Joint-ventures formadas por empresas portuguesas, nas mais
diversas áreas de negócio, tendo por base um questionário desenvolvido para o efeito.
Através deste expediente procuramos identificar qual a perceção que as empresas têm do
processo de formação de uma Joint-venture, ao mesmo tempo que tentamos perceber as
razões pelas quais decidiram internacionalizar o seu negócio.
en
Despite the recent challenging economic environment, the SMEs have retained their
position as the backbone of the European economy. Similar scenario can be found in
Portugal, where SMEs have assumed a primary role and helped increasing the national
export.
Facing a deceleration in the European Common Market growth, both European and
Portuguese SMEs have to redirect their activity toward new international markets and
targets. Taking into consideration this scenario it’s important for SMEs to plan their
internationalization strategy and chose the best tools for this purpose.
Joint Ventures are frequently associated with large companies; nevertheless they have
become a popular vehicle among SMEs and used as an effective and flexible tool in their
internationalization programs. The formation of a Joint-venture allows SMEs to overtake
bureaucratic, legal and financial barriers and at the same time to compete against larger
corporations.
This paper examines 14 Joint-ventures formed by Portuguese companies. Based on a
questionnaire survey built for this purpose we intend to identify the main characteristics of
these agreements, the factors that can lead to their success or failure, as well as the main
reasons for Portuguese SMEs internationalization.