Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O desenvolvimento estratégico e estrutura das supply chains na H&M e INDITEX/ZARA

Autor
Santos, Carla Sofia
Resumo
pt
As opções estratégicas e sua coerência são factores chaves para o sucesso de cada organização, no mundo mais competitivo e global de hoje. Verifica-se ainda, que a importância das cadeias de abastecimento no contexto empresarial está a aumentar. Por este facto, o presente caso de estudo tem como objectivo analisar as opções estratégicas e respectivas cadeias de abastecimento de duas empresas de vestuário – H&M e Zara. O trabalho encontra-se dividido em duas partes distintas: Caso de Estudo e Nota Pedagógica. Foi elaborada uma sinopse dos aspectos mais relevantes ao nível da estratégia e cadeias de abastecimento, de modo a formalizar as propostas de resolução. Estes elementos foram recolhidos junto de referências bibliográficas já existentes. Após este enquadramento foi efectuada uma análise da situação actual de cada uma das organizações e do mercado de vestuário. Na componente de resolução, as alterações ao nível estratégico reflectem ajustes nos caminhos escolhidos, de forma a potenciar as principais vantagens competitivas de cada um dos modelos empresariais. São ainda apresentadas linhas de orientação para optimização das cadeias de abastecimento e maximização destas como fontes de vantagens competitivas. A fase de implementação tem por base acções que poderão manter no futuro o sucesso de ambas as organizações. No final e através da análise e debate de quatro questões, espera-se que o caso permita interligar definição e operacionalização estratégica, bem como, entender a obtenção/sustentação de vantagens competitivas através das cadeias de abastecimento.
en
The strategic options and their consistency are key factors for success of each organization in the more competitive and global world. Also the importance of supply chains in the business is increasing. For this reason, this case study aims to examine the strategic options and supply chains of two clothing companies - H&M and Zara. The work is divided into two parts: Case Study and Pedagogical Note. It was made a synopsis of the most relevant facts in strategy and supply chains, in order to formalize the proposed resolution. These items were collected from existing references. After this framework, an analysis of the current situation, individual organizations and of the clothing market is presented. In resolution, the amendments reflect adjustments in the level strategic paths chosen in order to maximize the main competitive advantages of individual business models. Is also presented guidelines for optimization of supply chains and maximize these as sources of competitive advantage. The implementation is based on actions that can maintain in the future the success of both organizations. At the end and through the analysis and discussion of four issues, it is expected that the case provides understanding about the link of strategic definition and operational and achieve / sustain competitive advantage through supply chains.

Data

11-mai-2010

Palavras-chave

Vantagem competitiva
Competitive advantage
Estratégias
Cadeia de abastecimento
Supply chain
Integração
Vertical strategy
Vertical integration

Acesso

Acesso livre

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