Título
A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
Autor
Pinto, Cláudia Ribeiro
Resumo
pt
Este trabalho aborda as franquias de serviço de saúde de odontologia, e tem o propósito de
analisar e comparar as vantagens e desvantagens neste setor, de acordo com a percepção dos
profissionais que atuam em negócios com marca própria e com marca franqueada.
Num mundo globalizado, as empresas concorrem em mercado aberto e defrontam-se com
concorrência internacional mesmo quando têm âmbito de atuação local, necessitando
tornarem-se competitivas em mercados de concorrência cada vez mais agressiva. Para isso
procuram estratégias de afirmação e conquistas de novos mercados.
A franquia é uma forma de entrada nos mercados que tem tido forte desenvolvimento pela
rapidez e visibilidade que permite e, inclusive na saúde, em particular, na odontologia no
Brasil, tem sido um modelo de negócio em crescimento. As percepções dos profissionais
quanto às vantagens e desvantagens da franquia em relação à marca própria foram analisadas
e os resultados indicam que não há muita divergência de opinião entre ambos. A franquia
destacou-se em aspectos importantes como rapidez de retorno do capital investido e volume
de negócios bem superior em relação ao negócio de marca própria. Em contrapartida,
verificou-se que a burocracia e a necessidade de seguir um modelo pré-estabelecido são
percebidos como desfavoráveis e podem estar associados à vontade de ter um negócio
independente pelos dois grupos estudados.
Concluiu-se que é necessário um tempo maior para o conhecimento deste sistema pelos
profissionais, e que há por parte deles uma percepção de existir uma forte tendência ao
crescimento e ao aumento de atuação neste setor.
en
This paper focuses on dental care franchises and is meant to compare the advantages
and disadvantages in this sector from the point of view of professionals who work in their
own businesses as well as those whose businesses are franchises. In a globalized world,
companies compete in open market where they are challenged by foreign competitors even
within local scopes of operation, therefore they need to become competitive in increasingly
aggressive competitive markets. Thus companies look for assertion strategies and new market
shares.
Franchise is a means of market access that has been evolving strongly due to its speed
and visibility which it carries, and it has been a business model under consistent growth in
Brazil, including in the health industry, particularly in dentistry. The professionals’ opinions
on franchise advantages and disadvantages in business terms were analyzed, and the results
show that there was not much difference between the two groups’ opinions. The franchise
stood out in important aspects, such as speed of return of investment employed and turnover,
having the latter been superior to that of their own businesses. On the other hand, it was
realized that the bureaucratic routine implied and the need to follow a pre-established model
were deemed unfavorable, and might be construed as the desire of both groups to have
businesses of their own.
It was concluded that a longer period of time is required to allow the professionals to
become more deeply acquainted with the system of franchise, and that they are aware of the
system strong growth trend and increased activity in this sector.