Título
Estratégia de produto e comunicação: "taking care" um modelo de saúde e bem-estar organizacional
Autor
Coutinho, Maria Teresa Cayolla da Veiga Maldonado Passanha de Azevedo
Resumo
pt
Perante o fenómeno da globalização, as organizações no contexto empresarial de hoje
procuram crescentemente cada vantagem para melhorar o seu desempenho face à
concorrência numa escala global. Esta necessidade de aumento da sua produtividade, e
eficiência, potencia nas organizações ambientes com ritmos de trabalho acelerados, em
permanente adaptação a mudanças, levando as empresas a viverem ambientes de maior tensão
no trabalho e com consequências negativas a nível físico e psicológico dos seus trabalhadores.
(DeFrank & Ivencevich, 1998). Considerando as pessoas como recursos fundamentais, as
organizações procuram cada vez mais promover ambientes mais saudáveis, conjugando a
sustentabilidade e produtividade, com a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida
dos seus colaboradores. Segundo Caetano et. al (2010) nos países economicamente mais
desenvolvidos este constitui atualmente um dos desafios mais críticos com que se deparam as
organizações.
Surge assim a necessidade de desenvolver ferramentas que permitam aferir os níveis de bem-estar organizacional, das pessoas, das equipas e da organização no seu todo, para melhor gerir
o principal recurso das empresas - as pessoas - e tê-las felizes, motivadas, empenhadas,
realizadas, para melhores índices de performance a organização atingir. (Aldana et al. 2012).
Este trabalho visa propor uma estratégia de comunicação para uma nova ferramenta pioneira,
de carácter tecnológico e interativo - Taking Care - que tem como objetivo aferir e promover
hábitos de vida saudáveis nas organizações, nos seus colaboradores, e equipas. O Taking Care
considera sete dimensões de análise: i) envolvimento, ii) emoções positivas, iii) relações
positivas, iv) significado/propósito do trabalho, v) realização, vi) gestão de stress e vii) saúde
e bem-estar.
en
Due to the globalization phenomenon, the environment found in today's organizations are
increasingly seeking advantage to improve their performance against their global competitors.
This need to increase the organization’s productivity and efficiency with a fast pace of work,
constantly adapting to changes, leading companies to live in environments of greater tension
at work and with negative consequences on the physical and psychological level of their
employees. (DeFrank & Ivencevich, 1998). Considering people as fundamental resources,
organizations are increasingly seeking to promote healthier environments, combining
sustainability and productivity, promoting the development and quality of life of its
employees. According to Caetano et. al (2010) in the most economically developed countries
this is currently one of the most critical challenges facing organizations.
The need arises to develop tools to measure the levels of organizational well-being, people,
teams and the organization as a whole, to better manage the main resource of companies -
people - and to have them happy, motivated, committed, performed, for better performance
indexes the organization achieves. (Aldana et al., 2012).
This paper aims to propose a communication strategy for a new pioneering tool, the
technological and interactive - Taking Care - that aims to measure and promote healthy habits
of life in organizations, their employees, and teams. Taking Care considers seven dimensions
of analysis: i) involvement, ii) positive emotions, iii) positive relationships, iv) meaning /
purpose of work, v) performance, vi) stress management, and vii) health and wellness.