Título
O papel do Porto de Santos na competitividade das exportações das indústrias de calçados do Estado de São Paulo: O caso do mercado japonês
Autor
Asakava, Carlos Roberto
Resumo
pt
A competição econômica internacional aumentou nos últimos vinte anos, em decorrência da
formação de grandes blocos de países em todo o globo terrestre, com isso ampliou as
perspectivas de grande progresso e desenvolvimento, em quase todo planeta, inúmeras
empresas brasileiras ingressaram no comércio internacional: pequenas, médias e grandes
empresas, com a finalidade de venderem seus produtos ou serviços no mercado externo.
Nesse sentido observou-se que uma das características dos clusters do Estado de São Paulo é
o atendimento do mercado internacional, pela dimensão produtiva e pela especialização na
qualidade e no design diferenciado de seus produtos.
No Brasil, a maioria das empresas de calçados busca atingir níveis de produtividade e
competitividade cada vez mais elevados, com o intuito de exportarem seus produtos com
maior valor agregado que nos anos anteriores.
Neste contexto, apesar do alto custo portuário e da péssima condição logística do País, o Porto
de Santos desempenha um papel fundamental para que as empresas exportadoras de calçados
do Estado de São Paulo se tornem mais competitiva.
Fica evidente que através de estatísticas publicadas pelo Ministério do Desenvolvimento do
Comércio Exterior, que a exportação de calçados tem participação significativa na balança
comercial brasileira. Portanto, o desafio a ser superado pelo empresariado calçadista é
conquistar vantagem competitiva e o reconhecimento do mercado externo japonês, através de
um plano de internacionalização eficaz.
en
The international economic competition has increased in last the twenty years, in result of
the formation of great blocks in the whole globe, with this extended perspectives of great
progress and development, in almost all planet, uncountable Brazilian companies have
entered in the international trade: small, middle and big organizations, with the purpose of
selling their products or services in the external market.
In this direction it was observed that one of the characteristics of the State of São Paulo`s
Clusters is the attendance of international market, by the productive dimension and by
specialization of the quality and design of their products.
In Brazil, most of the footwear companies seek to reach higher levels of productivity and
competitiveness even more, with intention to export its products with more aggregate value
than years before.
Although in this context, the high port cost and very bad logistic condition of the Coutry, the
Port of Santo`s harbor has fundamental role the exporting companies of footwear of the State
of São Paulo to become more competitive.
It is clear that through the pointed statisticians, with Ministério do Desenvolvimento do
Comércio Exterior that the exportation of footwear has significant participation in the
Brazilian trade balance. Therefore, the challenge of being superpassed by the footwear owners
is to conquer the competitive advantage and acknowledgment of the Japanese external market,
through an efficient internationalization plan.