Título
Influência da auto-eficácia, modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras sociais nas aspirações de carreira
Autor
Garcia, Patrícia Torres
Resumo
pt
O presente estudo analisa a influência de variáveis externas e internas ao indivíduo nas suas aspirações
de carreira (liderança e formação).
O referencial teórico utilizado foi o modelo cognitivo social proposto pela Teoria Social Cognitiva de
Carreira de Lent et al (1994).
Foi analisada a influência das variáveis contextuais - modelos de referência, socialização de género,
apoio e barreiras – no desenvolvimento da auto – eficácia e das aspirações de carreira. Foi também
analisada a influência da auto-eficácia nas aspirações de carreiras.
Os resultados permitem-nos concluir que a auto-eficácia influência as aspirações de carreira de forma
directa e enquanto mediadora. A existência de modelos de referência correlacionou-se positivamente
com as aspirações de carreira e desenvolvimento da auto-eficácia, revelando-se determinante para as
aspirações de carreira. O pai, enquanto educador e modelador, foi o modelo de referência que mais se
destacou mostrando-se uma figura crucial para o desenvolvimento das aspirações de carreira e autoeficácia.
O tipo de influência exercido (apoio/inspiração) manifestou-se determinante para a formação
da auto – eficácia. Não foram encontrados resultados expressivos quanto aos efeitos da percepção de
barreiras no desenvolvimento das aspirações de carreiras, excepto no relacionado com o conflito
família – trabalho onde os resultados demonstram que a existência deste poderá diminuir as aspirações
de carreira.
Serão necessários mais estudos para se aprofundar os efeitos da influência da socialização de género e
de outros modelos de referência, nomeadamente os professores.
en
This study analyses the influence of internal and external variables of the individual on his career
aspirations (leadership and training).
Based on the model proposed by the social cognitive career theory (Lent, Brown, & Hackett, 1994) the
influence of contextual factors of the individual - role models, gender socialization, support and
barriers - on the development of self-efficacy and career aspirations was analysed. Was also analysed
the influence of self – efficacy on the development of career aspirations.
The results allowed us to conclude that self-efficacy influences directly the career aspirations and has
also a mediator role. Role-models were shown to be determinant for the development of career
aspirations. The existence of role modes was positively associated with career aspirations and self
efficacy. The father, while educator and role model revealed to be an important variable for the
development of career aspirations and self-efficacy. The type of influence that role models employ
(support/inspiration) was showed to be determinant for the development of self-efficacy. Few
evidences were found on the effects of perceived barriers on the development of career aspirations,
exempt for the family-work conflict, which was showed to reduce the career aspirations.
For a better understanding of the influence of gender socialization and other type of role models, like
for example professors, are necessary more profound studies.