Título
Análise da performance financeira: O efeito do custeio baseado nas atividades numa pequena e média empresa
Autor
Martins, António José Ramos
Resumo
pt
A conjuntura económica mais atual tem demonstrado uma pressão bastante agressiva sobre todo o tecido empresarial português no geral, maioritariamente constituído por PME’s, e sobre o setor vinícola em particular.
O estudo que se realizou incidiu sobre a avaliação da performance financeira dos segmentos de produto da ViniGrape, uma empresa do setor vinícola que tem visto o seu volume de negócios decair progressivamente. Num contexto de pressão sobre o mercado, torna-se essencial ajustar a estrutura de custos e o controlo de gestão à realidade da empresa de forma rigorosa. Neste sentido, reparou-se que os dados de custos com que a empresa trabalha não fornecem informação fiável para a tomada de decisão, quer no que toca ao custeio dos produtos, quer à análise de rendibilidades. Como tal, o objetivo principal deste trabalho foi a definição de um modelo de custeio e de apuramento de resultados por segmentos, que permita aos gestores da empresa obter informação de melhor qualidade, para apoiar as decisões de gestão.
Assim, aplicou-se na empresa o método de custeio baseado nas atividades para apuramento dos gastos de produção por segmentos, sendo estes os 33 produtos comercializados pela empresa, e completou-se o estudo com o apuramento da rendibilidade gerada por produto, através da Margem de Contribuição Residual e da rendibilidade gerada pela empresa através do EVA®.
O projeto permitiu concluir acerca da informação de gestão utilizada pelo gestor e sobre a que resultou do método empregue no estudo, registando um aumento generalizado do custo dos produtos.
en
The present economic environment aggressive pressure on all the Portuguese business community in general, mostly made up of SME’s and the wine industry in particular.
This case-study focus on the evaluation of financial performance of the product segments of ViniGrape, a company in the wine sector that has seen its turnover decline gradually. In a context of pressure on the market, it is essential to adjust the cost structure and management control of the company to reality accurately. In this regard, it is noted that the cost data with which the company works do not provide reliable information for decision making, both as regards the cost of the product, or as an analysis of returns. Therefore, the main objective of this work is to define a cost model and tabulation of results by segment, providing reliable information to support management decisions.
Thus, we applied the method based costing activities for establishment of production expenditures by segments, which are the 33 products marketed by the company, and completed the study with the clearance of profitability generated by product, by Margin Contribution Residual and profitability generated by the company through the EVA®.
The project concluded that the management information used by the manager and the resulting method employed in the study, recording an overall increase in the cost of products.