Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Diários abertos ao mundo: Os blogues dos adolescentes Portugueses

Autor
Coutinho, Luísa Maria Cordeiro Sebastião
Resumo
pt
O papel desempenhado pelo grupo de pares em termos relacionais durante a adolescência e a forma como transformaram a tecnologia associada aos media num distintivo geracional, através da apropriação das suas potencialidades para se manterem em contacto permanente constituem a base do presente trabalho de investigação, focado na análise específica de um desses mecanismos: os blogues. O estudo delimita a amostra a um público específico em termos etários, ao considerar apenas os adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Poder-se-á considerar como um estudo de caso específico dentro do universo abrangente e diversificado que é o mundo dos blogues, uma vez que podem ser utilizados de diferentes formas e com diferentes funções consoante a idade e o género dos seus criadores. A metodologia de análise de conteúdo utilizada permitiu inferir que no caso dos blogues criados por adolescentes, funcionam como espaços de reflexão, partilha e interacção, onde se expressam, dão a conhecer e a comentar emoções, tendências e gostos pessoais que anteriormente pertenciam à esfera privada e que actualmente constituem mecanismos de interacção social, que conjuntamente com os mails, envio de sms através do telemóvel ou a participação nas redes sociais como o hi5, complementam as comunicações face a face na ausência dos intervenientes.
en
The role of peer group in relational terms during the adolescence and how they transformed technology on a generation distinctive, through the appropriation of their potential to remain in constant contact, is the basis of this research work, focus on a specific analysis on one of these mechanisms: the blogs. The study limits the sample to a specific audience in terms of age, considering only the teenagers between 14 and 18 years. It could be considered as a specific case study within the broad universe that is diverse and the world of blogs, since they can be used in different ways and with different functions depending on age and gender of its creators. The content analysis methodology used allowed to infer that in the case of blogs created by teenagers, they are opportunities for reflection, sharing and interaction, sharing expressions, discuss emotions, personal tastes and trends that previously belonged to the private but currently they are mechanisms of social interaction, which together with emails, sms on mobile phone or participating in social networks like hi5, communications complement face-to-face in the absence of players.

Data

11-mar-2011

Palavras-chave

Interaction
Teenagers
interacção
grupo de pares
peers group
Blogue -- Blog
Adolescência -- Adolescence

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo