Título
Diários abertos ao mundo: Os blogues dos adolescentes Portugueses
Autor
Coutinho, Luísa Maria Cordeiro Sebastião
Resumo
pt
O papel desempenhado pelo grupo de pares em termos relacionais durante a adolescência e
a forma como transformaram a tecnologia associada aos media num distintivo geracional, através
da apropriação das suas potencialidades para se manterem em contacto permanente constituem a
base do presente trabalho de investigação, focado na análise específica de um desses
mecanismos: os blogues.
O estudo delimita a amostra a um público específico em termos etários, ao considerar
apenas os adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Poder-se-á
considerar como um estudo de caso específico dentro do universo abrangente e diversificado que
é o mundo dos blogues, uma vez que podem ser utilizados de diferentes formas e com diferentes
funções consoante a idade e o género dos seus criadores.
A metodologia de análise de conteúdo utilizada permitiu inferir que no caso dos blogues
criados por adolescentes, funcionam como espaços de reflexão, partilha e interacção, onde se
expressam, dão a conhecer e a comentar emoções, tendências e gostos pessoais que anteriormente
pertenciam à esfera privada e que actualmente constituem mecanismos de interacção social, que
conjuntamente com os mails, envio de sms através do telemóvel ou a participação nas redes
sociais como o hi5, complementam as comunicações face a face na ausência dos intervenientes.
en
The role of peer group in relational terms during the adolescence and how they transformed
technology on a generation distinctive, through the appropriation of their potential to remain in
constant contact, is the basis of this research work, focus on a specific analysis on one of these
mechanisms: the blogs.
The study limits the sample to a specific audience in terms of age, considering only the
teenagers between 14 and 18 years. It could be considered as a specific case study within the
broad universe that is diverse and the world of blogs, since they can be used in different ways and
with different functions depending on age and gender of its creators.
The content analysis methodology used allowed to infer that in the case of blogs created by
teenagers, they are opportunities for reflection, sharing and interaction, sharing expressions,
discuss emotions, personal tastes and trends that previously belonged to the private but currently
they are mechanisms of social interaction, which together with emails, sms on mobile phone or
participating in social networks like hi5, communications complement face-to-face in the absence
of players.