Título
A influência do odor na percepção dos outros e do próprio: Uma abordagem sob a perspectiva da cognição social situada
Autor
Cardoso, Susana Maria Barcelos
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objectivo estudar os processos de percepção e julgamento social a partir de uma abordagem situada da cognição social. Esta abordagem sugere que a cognição ocorre num contexto que regula e, muitas vezes, determina os processos e resultados do processamento cognitivo. Neste sentido, só considerando o indivíduo no seu contexto social, é que se torna possível compreender os processos de formação de impressões e de julgamento social. Procuramos assim explorar se determinadas variáveis contextuais, especificamente o odor, influenciam as impressões e julgamentos sociais. Com base na literatura existente sobre a influência da temperatura, da proximidade e do odor, propomos que a percepção e julgamento de alvos abstractos, do contexto físico, de alvos sociais hipotéticos e reais e do próprio self, serão mais positivos em condições de odor agradável do que em condições de odor desagradável.
Manipulando directamente o odor através da difusão de substâncias químicas verificámos que em condições em que odor é agradável, os alvos abstractos e a percepção de elementos físicos do contexto experimental foram avaliados como bastante mais positivos do que em condições em que o odor era desagradável. O mesmo padrão não se verificou para julgamentos sociais.
Os resultados parecem sugerir que a nossa manipulação do odor influenciou os julgamentos mais gerais face a condições ambientais e a objectos amorfos, mas não foi suficientemente eficaz para generalizar esta influência a alvos sociais, e à própria avaliação do self.
en
The present work explores the processes of social perception and judgment within a socially situated approach. This approach suggests that cognition takes place in a context that regulates and often determines the processes and the results of cognitive processing. Therefore, only considering the individuals in their social contexts, it is possible to understand impression formation and social judgment processes. We therefore explore if certain contextual variables, namely odors, influence impressions and social judgments.
Based on the existing literature about the influence of temperature, distance and odor we suggest that social perception and judgment of abstract targets, physical contexts, hypothetical or real social targets and the self will be more positive under pleasant that under unpleasant odor conditions.
By directly manipulating the odor through the diffusion of chemical compounds we found that the judgments of abstract figures, and the physical conditions of the experimental environment were significantly more positive in conditions where the odor was pleasant than in conditions of unpleasant odor. The seme pattern was not observed for social judgments.
The results seem to suggest that our manipulation of the odor influenced the judgments related to the environmental conditions and amorphous objects, but was not effective enough to extend this influence to social targets, and self evaluations.