Título
Escolhas escolares: Entre o insucesso e o abandono: Estudo de caso numa escola profissional agrícola
Autor
Gonçalves, Maria Aurora Ferreira
Resumo
pt
Esta investigação enquadra-se nos estudos sobre o ensino regular e profissional, a educação, a formação e a inserção profissionais e as desigualdades sociais e escolares que lhe estão subjacentes. Parte dos alunos que frequentam uma escola profissional agrícola e pretende chegar às causas/razões e motivações que determinaram e os levaram a desistir do ensino regular e optar pelo ensino profissional. Para além da introdução e conclusão, a presente investigação divide-se em três partes estruturadas da seguinte forma: A primeira parte faz o enquadramento teórico-conceptual segundo três pontos, assentes numa base comum de discussão em torno das desigualdades sociais e escolares, a saber: ii) democratização e massificação da escolarização; ii) crise da escola e emergência de novas modalidades de regulação; iii) trajectórias escolares e inserção profissional. A segunda parte faz a contextualização do ensino, da educação e da formação profissionais em Portugal e na Europa, com uma breve abordagem ao ensino e à agricultura portuguesa. A terceira parte é dedicada à análise empírica. Começa pela opção metodológica adoptada e desenvolve-se em torno de três principais dimensões de análise: i) meio social de origem dos alunos; ii) trajectórias escolares dos mesmos; iii) expectativas e inserção profissional.
en
This investigation is fitted in the studies about regular and professional education, education, professional formation and insertion, and the social and scholar inequalities that are underlying to it. Part of the students that attend an agricultural professional school and intend to get to the causes/reasons and motivations that took them to give up from regular teaching and choose the professional education. Apart from the introduction and conclusion, the current investigation is divided into three structured parts in fllowing way: The first part does the theorical-conceptual framing according to three points established on a common base of discussion around the scholar and social inequalities to know: i) scholar democratization and influence; ii) school crisis and emergency of the new ways of regulation; iii) school trajectories and professional insertion. The scond part does the contextualization of teaching, education and professional formation in Portugal and Europe, with a brief approach to Portuguese agriculture and teaching. The third part is dedicated to the empirical analysis. Starts with the methodological option taken and develops around three principal analysis dimensions: a) student’s social origins; b) student’s school trajectories; c) expectations and professional insertion.