Título
"Emprendendo": Aprendendo empreendendo
Autor
Libório, Marco
Resumo
pt
Partindo-se da situação de crise que caracteriza o Portugal dos últimos anos, verificando-se através de vários estudos que o Empreendedorismo tem um papel comprovado no
desenvolvimento das sociedades, e constatando-se a partir do trabalho de pesquisa
desenvolvido que a sociedade portuguesa é pouco empreendedora, esta dissertação
conjuga aqueles três aspetos e apresenta uma abordagem que pretende enfatizar o papel
do “Empreendedorismo” enquanto parte importante da solução para o país “descolar”
definitivamente rumo ao desenvolvimento. Nessa premissa defende-se que o sistema de
ensino, e a sua reformulação nos termos propostos, é fundamental para alavancar o
surgimento de uma sociedade mais empreendedora, e por essa via, mais propensa ao
desenvolvimento sustentado. Assim, o objetivo geral desta dissertação é apresentar uma
proposta de renovação de fundo do sistema de ensino, baseado numa filosofia
empreendedora, levando o Empreendedorismo “para dentro” das Escolas, transformando-as em pólos de inovação e criatividade.
Partindo de uma pesquisa exaustiva, procurou fazer-se o devido enquadramento do
Empreendedorismo, enquanto área de estudo genérica, focando-se depois
especificamente no Ensino do Empreendedorismo. Para tal, utilizou-se o método
interpretativo, mais especificamente descritivo, compreensivo e com alguma componente
histórica.
A proposta de reforma do sistema de ensino preconizada surge da combinação de três
fatores: o trabalho de pesquisa desenvolvido neste trabalho; a experiência letiva de oito
anos do autor como professor; o interesse de sempre do autor relativamente ao
Empreendedorismo, enquanto fenómeno socioeconómico.
Pretende-se aqui apresentar uma base para discussão e reflexão. O propósito é apresentar
uma matriz, um quadro base, que possa ser adaptado às diversas realidades,
nomeadamente aos vários níveis de ensino, mas cuja filosofia transversal seja o
“Empreendedorismo”.
en
First considering the Portuguese crisis in recent years, second verifying through various
studies that entrepreneurship has a important role in the development of societies, and
third noting up from the research developed here that Portuguese society is not as
entrepreneurial as it should, this dissertation combines those three aspects and presents an
approach that aims to emphasize the role of "Entrepreneurship" as an important part of
the solution to the country "take off" definitely towards development. On this premise it
is argued that the education system, and its recast in the terms proposed, is crucial to
leverage the emergence of an entrepreneurial society, and thereby, more prone to
sustained development. Thus, the objective of this dissertation is to present a proposal of
renovation for the education system, based on an entrepreneurial philosophy, leading
Entrepreneurship "into" Schools, transforming them into centers of innovation and
creativity.
Starting from an exhaustive research, it was intended to make the framework for the
Entrepreneurship, as subject, and after it focusing the attention in Entrepreneurship
Education. For this purpose, it was used the interpretative method, more specifically
descriptive, comprehensive and with some historical component.
The reform of the education system proposed arises from the combination of three
factors: the research developed in this work; eight years experience of the author as a
teacher; the ever interest of the author in relation to entrepreneurship, while socio-economic phenomenon.
The main goal is to present a basis for discussion and reflection .The purpose is to present
a matrix, a framework that can be adapted to various situations, including the various
levels of education, but whose philosophy is always "Entrepreneurship".