Título
A auditoria interna e a criação de valor
Autor
Mascarenhas, Ana Margarida Correia
Resumo
pt
Nesta dissertação foi analisado o papel da auditoria interna, e o seu propósito em termos
de criação de valor, com perspectivas passadas, presentes e futuras.
Esta mudança de papéis e de responsabilidades relaciona-se com as exigências próprias
dos ambientes externos e internos, que influenciam a estrutura organizativa na
concretização dos seus objectivos e estratégias. Assim, por forma a alinhar o seu
contributo à estratégia, as funções de auditoria interna começaram a repensar o foco dos
seus modelos, as medidas a adoptar, as ferramentas e instrumentos a utilizar para
aumentar a sua performance. Para tal, é necessário um maior talento a nível da
auditoria.
Estudar a eficácia do papel do auditor interno, levou à busca de questões pertinentes
cujas respostas possam justificar a criação de valor gerada e desejada, na auditoria
interna. Neste sentido, foi efectuada a revisão de literatura e a pesquisa dos estudos
existentes, ou em desenvolvimento, bem como das conferências e outras formas de
reflexão, face ao estado e ao papel actual da auditoria interna, e às novas formas de
criação e maximização do seu valor.
Nesta dissertação, foi realizado um estudo com base nas “500 Maiores & Melhores”
empresas, divulgadas em 2009, e noutras instituições que tendo sido questionadas
também quiseram participar e contribuir com as suas respostas. Da amostra obtida, foi
possível analisar as oportunidades de melhoria da contribuição de valor da auditoria
interna, nas várias organizações envolvidas. Das conclusões obtidas, existem variáveis
com elevado grau de associação e dependência, que em certos casos, são explicativas do
comportamento das variáveis dependentes. Apesar dos resultados obtidos, a reduzida
dimensão da amostra não permite a sua generalização para o universo da população.
en
In this dissertation it was analyzed the role of internal auditing, and its purpose in terms
of creation of value, facing passed, present and future perspectives.
This change in roles and responsibility is related to the demands of external and internal
environments, which influence the organizational structure on achieving goals and
strategies. This way, as to align its contribute to the strategy, internal auditing’s
functions started to rethink the focus of its models, the measures to adopt, the tools and
means to use to improve its performance. To reach this goal it is necessary a greater
talent in auditing.
Studying the efficiency of the internal auditing’s role, led to the search of relevant
questions, which answers may justify the creation of generated and desired value in
internal auditing. With this purpose, a revision of literature and research of the existing
studies (or other under development) was made. Also, conferences and other forms of
reflexion towards the state and the role of internal auditing and the new forms of
creation and maximization of value were analysed.
In this dissertation, a study based on the “500 Biggest and Best” companies (and other
enquired institutions as well) was made. From the obtained sample it was possible to
analyse the improvement opportunities on the internal auditing’s value contribution
towards the several involved organizations. Analysing the obtained conclusions there
are variants with high level of association and dependence, which in some cases explain
the dependable variables’ behaviour. Despite the obtained results, the sample’s reduced
dimension does not allow to generalize it to the population’s universe.