Título
O processo de formação numa entidade gestora de distribuição de água
Autor
Afonso, Maria Alice Gomes Martins
Resumo
pt
A presente tese de mestrado tem como principal objectivo avaliar o processo de formação que se encontra implementado numa Organização gestora de distribuição de água.
O estudo consiste na utilização das metodologias de diagnóstico ADORA e PERTA para auditar o processo de formação. O modelo ADORA permite avaliar o processo desde a concepção da formação até à sua implementação. O modelo PERTA permite auditar o processo de avaliação da formação. Foram efectuados os respectivos questionários de diagnóstico aos responsáveis da formação e, consequentemente, identificadas as principais acções de melhoria.
A principal conclusão retirada é a de que o processo carece de melhorias à luz dos modelos apresentados em todas as fases dos modelos.
Neste seguimento é sugerida uma proposta de melhoria para cada um dos modelos, na qual para o primeiro salientam-se melhorias ao nível da concepção das propostas formativas e execução das mesmas e, no segundo, é sugerido uma proposta de melhoria ao nível da avaliação da formação. Para ambos os casos, foram seguidos os pressupostos dos modelos tendo em conta cada fase e processo.
en
The main purpose of this master’s thesis is to assess the training process which is implemented in a water distribution management company.
The study consists of using diagnostic methodologies PERTA and ADORA in order to audit the training process. The ADORA model allows the evaluation of the process from the training conception stage to its actual implementation. The PERTA model enables one to audit the training evaluation process. Both models’ diagnostic questionnaires were applied to the training responsible, and consequently the main improvement actions were identified.
The main conclusion to withdraw is that the process calls for improvements in the light of the presented models in each one of its stages.
Hereby an improvement suggestion to each model is structured, in which for the first one, improvements at the level of the training proposals conception and their use are highlighted, and an improvement proposal at the evaluation training level is suggested for the second one. Both cases’ underlying assumptions were followed and taken into account each stage and process.