Título
Afectos, optimismo disposicional e optimismo irrealista: estudo de caso cisco Portugal
Autor
Tomaz, Cátia Daniela Silva Antunes
Resumo
pt
Para gerir é preciso decidir e numa empresa, normalmente, os colaboradores têm de decidir
perante as mais variadas situações com um grau maior ou menor de risco e complexidade,
possuindo mais ou menos conhecimento sobre elas.
O nosso problema centra-se numa vertente mais psicológica, mais concretamente na maneira
como os indivíduos se sentem e de como esses sentimentos, mais especificamente os Afectos,
podem influenciar as suas expectativas em relação ao futuro. Neste sentido, estudámos não só
as variáveis Afectos (Positivo e Negativo), Optimismo Disposicional e Optimismo Irrealista
per si, mas também a relação entre os Afectos e o Optimismo e ainda a relação dos Afectos e
do Optimismo com algumas variáveis preditoras: sexo, tipo de função (chefia ou não) e
categoria profissional (sales&services e support&operations).
Tendo em conta os resultados obtidos, os colaboradores da Cisco Portugal da nossa amostra
possuem mais Afecto Positivo do que Afecto Negativo, existindo uma relação entre eles,
embora de fraca intensidade. Para além disso, estamos perante uma amostra de sujeitos
medianamente optimistas, ainda que existam indivíduos muito optimistas que obtiveram o
score máximo possível de se obter, e não exista ninguém com o score mínimo.
Em relação ao Optimismo Irrealista, os colaboradores possuem a crença que Eventos
Negativos têm maior probabilidade de acontecer aos seus colegas de trabalho do que a si
próprios, mas não a crença que Eventos Positivos têm menor probabilidade de acontecer aos
seus colegas de trabalho do que a si próprios. Neste sentido, existe Optimismo Irrealista para
os Eventos Negativos, mas não para os Eventos Positivos. No entanto, os resultados para os
Eventos Positivos têm de ser lidos com algumas reservas devido à fraca consistência interna
desta variável.
Além disso, o Optimismo Disposicional é tanto mais elevado quanto maior o Afecto Positivo
e quanto menor o Afecto Negativo. Por outro lado, existe uma relação entre o Afecto Positivo
e os Eventos Positivos, mas não entre os Afectos (Positivo e Negativo) e os Eventos
Negativos. No entanto, os resultados para os Eventos Positivos terão de ser lidos com
algumas reservas pela razão já apontada anteriormente.
A acrescentar ainda que não existe qualquer relação entre os Afectos e o Optimismo e as
variáves preditoras estudadas.
en
To be able to manage a company, decisions need to be made and most of times the employees
make them in an uncertain and complex environment with different knowledge about the
“problem”.
Our main focus will be the psychological part regarding people’s feelings (in this case
Positive and Negative Affect) and the way they can influence their expectancies about the
future. For this purpose we studied, not only, the variables Affects (Positive and Negative),
Dispositional Optimism and Unrealistic Optimism per si, but also the relation between
Affects and Dispositional Optimism and the relation between the Affects and Optimism with
some predictive variables: gender, leadership responsibilities or not and role in Cisco
Portugal (sales&services and support&operations).
Regarding the results the employees of our Cisco Portugal’s sample have more Positive
Affect than Negative Affect and they are related although the intensity is weak. Our sample is
also somewhat optimistic, despite we have employees very optimistic with the maximum
score but none with the minimum score.
Concerning Unrealistic Optimism, the employees rated their own chances to be below
average for Negative Events comparing to their work colleagues, but they didn’t rate their
own chances to be above average for Positive Events. So these results show us that we have
Unrealistic Optimism to Negative Events but not for Positive Events. In this last case we have
some concerns because of poor internal consistency this variable.
Besides this, Dispositional Optimism has the highest score when Positive Affect is also
higher and Negative Affect is the lowest. There is also a relation between Positive Affect and
Positive Events, but not between Affects (Positive and Negative) and Negative Events,
however the results about Positive Events should be read with some concerns.
No relation was found between Affects and Optimism and the predictive variables: gender,
leadership responsibilities or not and role in Cisco Portugal (sales&services and
support&operations).