Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Plataforma on-line de informação financeira municipal

Autor
Moleiro, Paula Susana Lopes
Resumo
pt
As Autarquias Locais são dos organismos públicos onde existe uma maior interacção entre o Estado e o cidadão. Como tal, os organismos autárquicos devem apostar na qualidade da prestação dos serviços públicos, através de melhorias constantes no funcionamento dos seus serviços. Sendo assim, o principal objectivo do estudo do tema em questão, será definir novas formas para estabelecer um interface, ou conexão, entre as Autarquias Locais e os seus munícipes, através da utilização das tecnologias da informação e comunicação, onde se dará ênfase à celeridade de fornecimento da informação. Pretendese, desenvolver uma plataforma, via electrónica, através da criação de um portal, onde qualquer munícipe possa aceder a um conjunto de informação financeira autárquica, apostando-se na promoção de novas formas de comunicação e reforçando a relação entre a Administração Local e o cidadão. A principal expectativa na implementação da Plataforma On-Line de Informação Financeira Municipal será o contributo que esta dará para a transformação das relações internas e externas numa Autarquia Local, através de novas abordagens na estrutura, organização e funcionamento dos serviços, em que as actividades dos mesmos serão realizadas de acordo com novos modelos centrados no munícipe, existindo uma ligação activa entre as suas necessidades e exigências, e as políticas implementadas. Assim, esta plataforma visa essencialmente, contribuir para que o relacionamento entre Administração Pública Local e cidadão seja bidireccional, apostando-se numa participação efectiva do munícipe, que se reflectirá desta forma na tomada de decisão, ou seja, o feedback dos diferentes grupos da comunidade às diferentes políticas adoptadas, será um dos contributos essenciais para a avaliação das mesmas.
en
The Local Autarchy are public organisms where there is more interaction between state and citizen. As such, the municipal organisms should focus on quality of provision of public services, through constant improvements in the operation of its services. Thus, the main objective of the study and the topic in question, will define new ways of establishing an interface, or connection, between local authorities and their residents, through the use of information technology and communication, which will place emphasis on speed of providing information. The intention is to develop a platform, electronically, by creating a portal where any townsmen can access a number of municipal financial information, focusing on the promotion of new forms of communication and reinforcing the relationship between Local Government and citizen. The main expectation in the implementation of the Platform On-line Financial Information Municipal is the contribution that it will make to the transformation of internal and external relations in a Local Authority, through new approaches to the structure, organization and operation of services in the activities, which will be performed in accordance with new models based on local residents, creating an active link between their needs and requirements and policies implemented. Thus, this platform is intended primarily to contribute to the relationship between local public administration and citizen, being bidirectional, betting on an effective participation of residents, which will be reflected in decision making, in other words, the feedback from various community groups to the various policies adopted will be a key contribution to the evaluation.

Data

25-out-2012

Palavras-chave

e-government
Mestrado
Informação financeira municipal
Municipal financial information
Administração local -- Local administration
Reforma administrativa -- Administrative reform
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

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