Título
Plataforma on-line de informação financeira municipal
Autor
Moleiro, Paula Susana Lopes
Resumo
pt
As Autarquias Locais são dos organismos públicos onde existe uma maior interacção
entre o Estado e o cidadão. Como tal, os organismos autárquicos devem apostar na
qualidade da prestação dos serviços públicos, através de melhorias constantes no
funcionamento dos seus serviços. Sendo assim, o principal objectivo do estudo do tema em
questão, será definir novas formas para estabelecer um interface, ou conexão, entre as
Autarquias Locais e os seus munícipes, através da utilização das tecnologias da informação
e comunicação, onde se dará ênfase à celeridade de fornecimento da informação. Pretendese,
desenvolver uma plataforma, via electrónica, através da criação de um portal, onde
qualquer munícipe possa aceder a um conjunto de informação financeira autárquica,
apostando-se na promoção de novas formas de comunicação e reforçando a relação entre a
Administração Local e o cidadão.
A principal expectativa na implementação da Plataforma On-Line de Informação
Financeira Municipal será o contributo que esta dará para a transformação das relações
internas e externas numa Autarquia Local, através de novas abordagens na estrutura,
organização e funcionamento dos serviços, em que as actividades dos mesmos serão
realizadas de acordo com novos modelos centrados no munícipe, existindo uma ligação
activa entre as suas necessidades e exigências, e as políticas implementadas. Assim, esta
plataforma visa essencialmente, contribuir para que o relacionamento entre Administração
Pública Local e cidadão seja bidireccional, apostando-se numa participação efectiva do
munícipe, que se reflectirá desta forma na tomada de decisão, ou seja, o feedback dos
diferentes grupos da comunidade às diferentes políticas adoptadas, será um dos contributos
essenciais para a avaliação das mesmas.
en
The Local Autarchy are public organisms where there is more interaction between
state and citizen. As such, the municipal organisms should focus on quality of provision of
public services, through constant improvements in the operation of its services. Thus, the
main objective of the study and the topic in question, will define new ways of establishing an
interface, or connection, between local authorities and their residents, through the use of
information technology and communication, which will place emphasis on speed of providing
information. The intention is to develop a platform, electronically, by creating a portal where
any townsmen can access a number of municipal financial information, focusing on the
promotion of new forms of communication and reinforcing the relationship between Local
Government and citizen.
The main expectation in the implementation of the Platform On-line Financial
Information Municipal is the contribution that it will make to the transformation of internal and
external relations in a Local Authority, through new approaches to the structure, organization
and operation of services in the activities, which will be performed in accordance with new
models based on local residents, creating an active link between their needs and
requirements and policies implemented. Thus, this platform is intended primarily to contribute
to the relationship between local public administration and citizen, being bidirectional, betting
on an effective participation of residents, which will be reflected in decision making, in other
words, the feedback from various community groups to the various policies adopted will be a
key contribution to the evaluation.