Título
Academic entrepreneurship promotion and support activities the Portuguese Experience
Autor
Caiado, Maria João Minhota Antunes
Resumo
pt
O empreendedorismo tem vindo a ganhar um crescente interesse em todas as
sociedades. Com o novo contexto económico, as empresas pequenas e inovadoras, são
vistas como a base do futuro crescimento económico. Espera-se que os indivíduos
adquiram as capacidades para evoluírem nesta nova sociedade e que as instituições
educativas ajudem a criar cidadãos empreendedores. As universidades, em particular,
estão numa posição proeminente, devido às suas missões fundamentais, o ensino e a
investigação. Consequentemente, podem educar cidadãos para o empreendedorismo e
explorar os resultados da sua investigação transferindo-os para o mercado, criando
empresas ou colaborando com as existentes, contribuindo para a inovação e o
crescimento económico. As universidades devem aderir a uma nova missão
comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade. O empreendedorismo
académico constitui-se como a concretização da terceira missão universitária.
Analisámos a situação das universidades portuguesas ao aderirem ao
empreendedorismo, encorajando e apoiando o seu desenvolvimento. Foram estudadas
catorze universidades públicas portuguesas, em relação à sua organização, estruturas de
apoio ao empreendedorismo e currículos educativos. Se, se tornou evidente que todas as
universidades estavam a implementar o empreendedorismo nos seus currículos, também
se tornou claro que essa implementação é ainda muito limitada e que o
empreendedorismo está longe de ser ensinado a todos os alunos. Também em relação ao
apoio à transferência do conhecimento e da tecnologia, todas as universidades estão a
participar, mas apesar de alguns bons exemplos de múltiplas estruturas de apoio, em
algumas universidades ainda se verifica uma falta de investimento impedindo a plena
disseminação e valorização do empreendedorismo.
en
Entrepreneurship has been gaining a growing interest in all societies. With the new
economic context, the small and innovative, fast growing firms are seen as the base of
future economic growth. Individuals are expected to acquire the capacities to evolve in
this new society, and therefore educational institutions have been suffering a growing
pressure by governments and stakeholders, to raise entrepreneurial citizens. Universities
in particular are in a prominent position, because of their core missions of teaching and
researching. They can educate citizens for entrepreneurship, and they can exploit their
research results and transfer them to the market, creating firms or collaborating with
existing ones, which will contribute to innovation and lasting economic growth.
Universities have to embrace a new mission, committing themselves to act in benefit of
societal development. Academic entrepreneurship is the universities third mission’s
achievement.
In this study, we have analyzed the situation of Portuguese universities in embracing
entrepreneurship, promoting it within their community, fostering and supporting its
development. 14 Portuguese public universities were studied, according to their
organization, entrepreneurship support structures, and educational curricula. If it
became evident that all universities were implementing entrepreneurship in their
curricula, it was also clear that it is still very limited, and entrepreneurship is far from
being taught to every student. Regarding knowledge and technology transfer support,
there again all universities are participating, but despite some good examples of
multiple support structures, in some universities there is still a lack of investment,
preventing entrepreneurship full dissemination and valorization.