Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Academic entrepreneurship promotion and support activities the Portuguese Experience

Autor
Caiado, Maria João Minhota Antunes
Resumo
pt
O empreendedorismo tem vindo a ganhar um crescente interesse em todas as sociedades. Com o novo contexto económico, as empresas pequenas e inovadoras, são vistas como a base do futuro crescimento económico. Espera-se que os indivíduos adquiram as capacidades para evoluírem nesta nova sociedade e que as instituições educativas ajudem a criar cidadãos empreendedores. As universidades, em particular, estão numa posição proeminente, devido às suas missões fundamentais, o ensino e a investigação. Consequentemente, podem educar cidadãos para o empreendedorismo e explorar os resultados da sua investigação transferindo-os para o mercado, criando empresas ou colaborando com as existentes, contribuindo para a inovação e o crescimento económico. As universidades devem aderir a uma nova missão comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade. O empreendedorismo académico constitui-se como a concretização da terceira missão universitária. Analisámos a situação das universidades portuguesas ao aderirem ao empreendedorismo, encorajando e apoiando o seu desenvolvimento. Foram estudadas catorze universidades públicas portuguesas, em relação à sua organização, estruturas de apoio ao empreendedorismo e currículos educativos. Se, se tornou evidente que todas as universidades estavam a implementar o empreendedorismo nos seus currículos, também se tornou claro que essa implementação é ainda muito limitada e que o empreendedorismo está longe de ser ensinado a todos os alunos. Também em relação ao apoio à transferência do conhecimento e da tecnologia, todas as universidades estão a participar, mas apesar de alguns bons exemplos de múltiplas estruturas de apoio, em algumas universidades ainda se verifica uma falta de investimento impedindo a plena disseminação e valorização do empreendedorismo.
en
Entrepreneurship has been gaining a growing interest in all societies. With the new economic context, the small and innovative, fast growing firms are seen as the base of future economic growth. Individuals are expected to acquire the capacities to evolve in this new society, and therefore educational institutions have been suffering a growing pressure by governments and stakeholders, to raise entrepreneurial citizens. Universities in particular are in a prominent position, because of their core missions of teaching and researching. They can educate citizens for entrepreneurship, and they can exploit their research results and transfer them to the market, creating firms or collaborating with existing ones, which will contribute to innovation and lasting economic growth. Universities have to embrace a new mission, committing themselves to act in benefit of societal development. Academic entrepreneurship is the universities third mission’s achievement. In this study, we have analyzed the situation of Portuguese universities in embracing entrepreneurship, promoting it within their community, fostering and supporting its development. 14 Portuguese public universities were studied, according to their organization, entrepreneurship support structures, and educational curricula. If it became evident that all universities were implementing entrepreneurship in their curricula, it was also clear that it is still very limited, and entrepreneurship is far from being taught to every student. Regarding knowledge and technology transfer support, there again all universities are participating, but despite some good examples of multiple support structures, in some universities there is still a lack of investment, preventing entrepreneurship full dissemination and valorization.

Data

05-nov-2012

Palavras-chave

Entrepreneurship
Empreendedorismo
Educação
Education
Universidades
Universities
Knowledge and technology transfer
Tranferência tecnológica

Acesso

Acesso livre

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