Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

B.U.Science: aprender brincando

Autor
Gomes, Vanessa Martins
Resumo
pt
A Microbiologia é o novo paradigma mundial, encontrando-se intrinsecamente relacionada com o quotidiano de qualquer indivíduo. Todos os dias surgem anúncios de produtos que eliminam 99,99% dos “germes” do corpo, da roupa, da casa, de tudo, mesmo que essa realidade seja impossível. Deparamo-nos constantemente com informação sobre novos medicamentos, sobre avanços laboratoriais, sobre a ameaça de guerras biológicas, etc. Mesmo assim, é notório o conhecimento deficitário sobre microbiologia, levando as pessoas a adquirir produtos desnecessário, ou até mesmo a acreditar em notícias alarmantes (surtos de novas “estirpes” de vírus, como a gripe A) quando não existe motivo para tal. Tendo consciência da relevância deste mercado e do seu potencial de crescimento, surgiu uma oportunidade de negócio: B.U.Science. Este plano de negócios (PN) tem, então, como finalidade apresentar e fundamentar uma estratégia viável para a criação de uma empresa pioneira, em Portugal. O seu objectivo primordial será promover a Saúde através de actividades e produtos lúdico-pedagógicos e de edutretenimento que elucidem as crianças quanto à importância dos microrganismos no seu quotidiano, de forma divertida. Com base na Revisão de Literatura, Análise de Mercado e definição de produtos e serviços foi definida uma estratégia de desenvolvimento de forma a potenciar a referida empresa para este negócio. O PN apresenta todos os aspectos necessários para a criação do projecto, fontes de vantagem competitiva, clarificação das áreas de negócio, a estrutura organizacional e todo o investimento necessário para o desenvolvimento da B.U.Science. Os factores apresentados permitem concluir que o projecto é financeiramente viável e que se trata de um projecto inovador, não só para os promotores e colaboradores, mas também para a sociedade, uma vez que promove a educação para a saúde através da aprendizagem fun de conceitos de microbiologia.
en
Microbiology is the new world paradigm, and that is intrinsically related to the daily life of any person. Every day, there are ads for products that remove 99.99% of the "germs" from the body, from clothing, from house, from everything, even if that reality is impossible. We are constantly faced with information about new drugs, on laboratory breakthroughs, the threat of biological warfare, etc. Still, the microbiology known deficit, leading people to buy unnecessary products, or even to believe in alarming (outbreaks of new "strains" of viruses such as influenza A) when there is no reason to that. Realizing the importance of this market and its growth potential, an opportunity arose to deal: B.U.Science. This business plan (BP) have then aim to present and substantiate a viable strategy for creating a pioneering company in Portugal. Its primary objective is to promote health through activities and educational products and through entertainment, elucidating the children about the importance of microorganisms in their daily lives. Based on Literature Review, Market Analysis and definition of products and services was defined a development strategy in order to maximize this company for this business. The BP provides all aspects needed for building the project, sources of competitive advantage, clarification of the areas of business, organizational structure and all the investment needed for the development of B.U.Science. The factors allow us to conclude that the project is financially viable and that it is an innovative project not only for the promoters and developers, but also for society as it promotes health education through the fun teaching of microbiology concepts.

Data

07-nov-2012

Palavras-chave

Saúde
Health
Entrepreneurship
Empreendedorismo
Educação
Education
Microbiologia
Microbiology

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo