Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Análise de viabilidade e desenvolvimento do projeto: “tv saúde e bem-estar”

Autor
Veiga, Dani Monteiro
Resumo
pt
O presente trabalho visa estudar a viabilidade económica e financeira do projeto de criação de um canal de televisão temático especializado nas áreas de saúde e bem-estar. O projeto surge da identificação de uma oportunidade no mercado televisivo em Portugal, decorrente da carência de um canal que aborde, especificamente, as áreas acima descritas. O negócio da televisão tem sido sujeito a um conjunto muito significativo de transformações recentes, destacando-se a evolução para a televisão digital e a massificação da televisão por subscrição, introduzida pelas novas operadoras que se iniciaram na televisão por cabo. Os canais temáticos constituem uma excelente oportunidade de negócio pois, para além das receitas provenientes das operadoras de distribuição, permitem o desenvolvimento de oportunidades de publicidade segmentada, dirigida, mais eficaz, e por isso mais rentável. O posicionamento pretendido para o canal “TV Saúde e Bem-Estar” deve assentar sempre numa estratégia de foco e especialização dos seus conteúdos. O canal deverá apostar numa mensagem de elevada qualidade e rigor, focada na criação de uma relação de confiança com as suas audiências, que encontram nele um espaço para a obtenção de informação segura sobre os temas de saúde nele focados. Este trabalho procura assim descrever a estrutura organizacional e o modelo de negócio de um canal de televisão e, por último, concluir quanto ao seu potencial económico.
en
The following work aims to study the economic and financial viability of the project of creating a thematic television channel specialized in the areas of health and wellness. The project arises from the identification of an opportunity in the television market in Portugal due to the lack of a channel that addresses specifically the above areas. The television business in Portugal has been subject to a very significant number of recent changes, highlighting the evolution to digital television and the mass of paid channels. Thematic channels are an excellent business opportunity not only due to revenues from distribution operators but also due to the development of targeted advertising opportunities, directed, more effective, and therefore more profitable. The positioning intended for the health television channel should always be based on a great expertise of its contents with programs of high quality and accuracy and staying focused on creating a bond of trust with their audiences. This paper thus seeks to describe the organizational structure and the business model of a television channel and finally conclude as to its economic potential.

Data

19-mai-2016

Palavras-chave

Saúde
Health
Business plan
Plano de negócios
Entrepreneurship
Television
Televisão
Advertising
Publicidade
Empreendorismo

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo