Título
Projecto de desenvolvimento de um sistema de informação de gestão, baseado em web 2.0, para PME’s: plano de negócios
Autor
Pereira, Paulo Jorge de Oliveira
Resumo
pt
A pressão exercida sobre as pequenas e médias empresas é enorme, facto que cria um clima
de incerteza quanto à sua capacidade e adaptação e mesmo de sobrevivência face aos desafios
que lhes são colocados.
De facto, o surgimento de novos competidores (muitos deles oriundos de outras latitudes), a
estagnação dos mercados tradicionais e a dificuldade de adaptação às novas realidades são
alguns dos factores externos que contribuem para o clima recessivo em torno deste segmento
empresarial.
É pois necessário promover uma alteração na forma como as Pequenas e Médias Empresas
são geridas, quer do ponto de vista de métodos, quer de processos, quer disponibilizando
ferramentas que lhes permitam desenvolver e controlar os seus planos estratégicos, de forma a
garantir um futuro baseado numa estratégia bem definida e em objectivos claros.
Nas tecnologias de informação tem vindo a impor-se um novo paradigma tecnológico, a Web
2.0, que associa novas metodologias, novas ferramentas informáticas, modelos de negócio
inovadores e práticas colaborativas, que postas à disposição das PME podem dar –lhes uma
importante ajuda no seu desenvolvimento.
A presente trabalho tem por objectivo apresentar um plano de negócios de criação de uma
empresa de desenvolvimento e comercialização de software baseado no balanced scorecard,
bem como de serviços associados a este software, tendo como mercado alvo as Pequenas e
Médias Empresas.
A combinação entre um modelo de negócio inovador (freemium) com um portfolio de
produtos e serviços tradicionais, assim como o recurso a software livre (open source) permite
criar um projecto viável e diferenciador.
Este projecto surge de uma ideia base forte: a capacidade de desenvolver em Portugal
soluções tecnologicamente avançadas, de fácil utilização e capazes de aportar real valor a
quem as utiliza
en
The small and medium enterprises are under tremendous pressure, creating uncertainty
concerning their capability to adapt to new challenges and even questioning their survival
capacity.
The advent of new competitors, many of them from other latitudes, the fact that traditional
markets are stagnated, and the difficulty to adapt to the new realities are examples of external
factors that are creating a recessive environment around this business segment.
Therefore it is necessary to promote a change in the way SME’s are managed, regarding
methods, processes and tools that allow them to develop and control their strategic plans in
order to ensure a future based on a well-defined strategy and clear objectives.
A new technological paradigm in information technology business has been imposing itself –
the Web 2.0 - which associates new methodologies, tools, business models and collaborative
practices, which, when available to the SME’s, will be an important support to their
development.
The objective of this project is to present a business plan for a startup company that will
develop and sell software and services based on balanced scorecard, targeting the small and
medium enterprises.
The mix between an innovative business model (freemium) with a portfolio of traditional
products and services, as well the use of open source software allows to create a profit and
differentiator project.
This project was designed based on the following challenging idea: the capability to develop
in Portugal state of the art technology solutions, easy to use and able to provide added value
to the user.