Título
Estratégia de internacionalização de uma PME do setor metalúrgico e segurança contra incêndio: Visa Oeste
Autor
Farto, Laura
Resumo
pt
Este trabalho surge no âmbito do Mestrado Executivo de Gestão (para licenciados noutras áreas) e pretende ser um projeto empresarial focado na estratégia de internacionalização de uma PME do sector Metalúrgico e Segurança Contra Incêndio – Visa Oeste Lda. O objetivo principal desta tese visa definir quais as estratégias para o melhor posicionamento da Visa Oeste como referência internacional no sector metalúrgico e Segurança Contra Incêndio.
Num mundo cada vez mais globalizado, as PMEs para sobreviverem precisam de apostar nos mercados externos para aumentar a sua performance económico-financeira e nível de competitividade. A União Europeia atravessa uma das maiores crises das últimas décadas e Portugal é um dos países afetados onde a taxa de sobrevivência das empresas nacionais é baixa e a saturação do mercado interno é elevada. Para sobreviverem as empresas nacionais devem apostar em novos mercados onde surge novas oportunidades de negócios permitindo investir no crescimento das empresas e criar condições de sustentabilidade a longo prazo. As empresas portuguesas devem defender uma posição no mercado internacional sobretudo no contexto Extra União Europeia de forma a contrabalançar a crise económica ressentida no país e na União Europeia.
No caso da empresa Visa Oeste que já tinha iniciado alguma atividade de exportação, fundamentalmente no mercado francês sugeriu-se diversificar os mercados externos de forma a aumentar o peso das exportações no volume de negócios. Os mercados selecionados foram Angola, Brasil e Moçambique pela proximidade lusófona e onde já se encontram presentes empresas de construção civil nacionais que poderão facilitar a entrada a esses países ou trabalhar em conjunto com esta PME.
Palavras-chave: , , .
en
This work comes within the framework of the Executive Master of Management and intends to be a corporate project focused on the internationalization of a SME (small and medium enterprise) from the Metallurgical and Fire Safety sector – Visa Oeste Lda. The main objective of this thesis is to define the strategies for the best placement of the company as an international reference in its sector.
In a world increasingly globalized, to survive the SMEs need to invest in foreign markets to increase their economical-financial performance regarding competitiveness. The European Union is going through one of the biggest economic crises of the last decades and Portugal is one of the affected countries where the survival rate of domestic enterprises is low and the internal market is saturated. To survive, domestic companies must invest in new markets with new business opportunities allowing them to invest in company growth to create long-term sustainability conditions. Portuguese companies should defend an international market position mainly in the Extra European Union context to counteract the effects of the economic crises felt in the country and in the EU.
The company Visa Oeste, who had already started some exportation activities, mainly in the French market, decided to diversify their external markets to increase the weight of their exports in volume of business. The selected markets were Angola, Brazil and Mozambique for their communication similarities and the presence of other national construction companies who could facilitate the entry in those countries or work together with this SME.