Título
Aplicação a uma empresa de retalho de aparelhos auditivos do processo de gestão estratégica das organizações e criação de um balanced scorecard
Autor
Soares, Humberto Manuel Gomes
Resumo
pt
Nos dias de hoje, as mutações profundas que se verificam no meio envolvente das organizações
recomendam uma reflexão cuidadosa do caminho a seguir em termos estratégicos.
O conhecimento teórico desenvolvido, ao longo dos anos, por reputados estudiosos na área da
gestão estratégica permitiu desenvolver metodologias que podem auxiliar os gestores a procurar
antecipar as ameaças e oportunidades que o meio envolvente suscita e, principalmente, criar nas
respectivas organizações, as condições que lhes permitam tirar o melhor partido das
oportunidades e ameaças que este lhes trará.
Este não é, contudo, um processo linear e segmentado com total correspondência entre as
estratégias intencionadas e as estratégias realizadas. Pelo contrário, o processo de formulação e
implementação de estratégias é um processo dinâmico, sem princípio nem fim, em que as
estratégias vão sendo ajustadas, em função das alterações do meio envolvente em que as
organizações desenvolvem a sua actividade.
Assim, a gestão estratégica deve ser entendida como processo contínuo e dinâmico de
planeamento, organização, liderança e controlo, através do qual as organizações determinam
“onde estão”, para “onde querem ir” e “como é que lá irão chegar”.
Mais recentemente, têm sido desenvolvidas novas abordagens, com uma visão mais global e
integrada da organização, as quais se caracterizam pela procura de soluções mais amplas para os
desafios da competitividade organizacional, nomeadamente o Balanced Scorecard, sistema de
gestão que se encontra especialmente vocacionado para assegurar a execução da estratégia.
O presente trabalho procurou absorver algum desse conhecimento sobre como as organizações
devem estabelecer vantagens competitivas sobre os seus concorrentes, e vem apresentar algumas
propostas para a sua aplicação prática.
en
Today, the profound changes taking place in organizations environment recommend careful
consideration of the way forward in strategic terms.
The theoretical knowledge developed over the years by reputable scholars in the field of strategic
management allowed to develop methodologies that can assist managers to seek to anticipate
threats and opportunities that the environment poses, and especially to create in their
organizations the conditions that enable them to take full advantage of the opportunities and
threats that this will bring them.
This is not, however, a linear and segmented process with complete correspondence between the
strategies planned and the strategies implemented. Rather, the process of formulating and
implementing strategies is a dynamic process, without beginning or end, in which strategies are
being adjusted based on changes of the environment in which organizations conduct business.
Thus, strategic management must be understood as continuous and dynamic process of planning,
organizing, leading, and controlling, through which organizations determine “where they are” for
“where to go” and “how will they get there”.
More recently, new approaches have been developed, with a more comprehensive and integrated
vision of organization, which are characterized by the search for broader solutions to the
challenges of organizational competitiveness, namely the Balanced Scorecard management
system which is especially devoted to ensure the strategy implementation.
This study sought to absorb some of that knowledge about how organizations should establish a
competitive advantage over their competitors, and hereby presents some proposals for
implementing it.