Título
The role of Portuguese companies in the development of corporate strategies: case study
Autor
Ramos, Solange Helena Ladeira
Resumo
pt
A estratégia é um dos tópicos de referência no campo da gestão. Do contexto militar primordial até à perspectiva empresarial nos dias de hoje, a estratégia tem uma importância crescente devido à complexidade do contexto empresarial actual. Tem como objectivo a definição de metas para atingir uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.
Ao nível académico, existe um conjunto de estratégias já conceptualizadas, distintas no fim a que se destinam. Contudo, como é tomada a decisão relativamente à estratégia a adoptar ao nível corporativo? Que forças, internas ou externas à empresa, podem influenciar essa decisão? Terão as empresas percepções semelhantes em relação a cada uma das estratégias?
Existe uma disparidade notória entre a percepção da estratégia entre o meio académico e o contexto empresarial real, em que cada empresa é um caso individual, com influências internas e externas distintas. Deste modo, a presente investigação pretende aferir sobre os factores com maior influência na tomada de decisão. Igualmente, pretende-se criar um entendimento sobre a percepção de cada uma das estratégias em diferentes organizações e os principais factores na origem de possíveis diferenças.
Neste estudo, participaram 31 empresas ligadas a Portugal, de diversos sectores- Seguros, Arquitectura, Consultoria, Produção de Café, Energia, Distribuição Alimentar e Bebidas, IT/Software, Logística e Distribuição, Metalúrgica, Serviços Online, Recrutamento e Retalho..
Como resultado, atingiram-se importantes conclusões, nomeadamente no que respeita aos principais drivers da decisão estratégica na origem das estratégias corporativas e às diferenças de percepção das estratégias corporativas em diferentes empresas.
en
Strategy assumes a significant role in the managerial field. From the primordial military setting until the managerial context, strategy is becoming increasingly noticeable due to the complexity of business context itself. It aims to define goals in order to achieve competitive advantages, sustainable in the long term.
In academic terms, corporate strategy consists in a set of conceptualized strategies with distinct purposes. But how does one make a decision regarding corporate strategies? Which forces, internal or external, are capable of influencing it? Are these corporate strategies equally perceived by distinct companies?
It is possible to notice a gap of perception between the academic and business settings. In academic terms, strategy is only explored towards its aim. However, under real conditions, companies are exposed to further features. As so, the present investigation aims to develop an understanding about how distinct companies perceive strategy.
This study relies on data from 30 companies who operate in Portugal, with a variety of industries like, assurance, architecture, consulting, coffee production, energy food & beverages supply it/software logistics and distribution, metallurgic, online services, recruitment and retail.
The results include valuable information regarding the main drivers of the decision behind corporate strategies and the dissimilarities associated to the perception of strategy at the corporate level.