Título
Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
Autor
Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
Resumo
pt
A violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto
uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as
investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das
relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional
recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido
vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de
condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas
relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das
comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de
prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido
desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a
maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser
abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de
necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro
qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser
condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes
legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento
planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de
avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos
estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu
conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que
promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas.
en
Youth dating violence has received increased attention as a significant health concern
within communities worldwide. Current research has consistently demonstrated that a
significant proportion of dating relationships are characterized by violent interactions. A
recent study conducted in Portugal has shown that at least one act of abuse perpetrated
by a dating partner during the previous year was reported by 25.4% of participants and
abuse of a partner was reported by 30.6% of participants, aged 13 to 29 years. These
upsetting levels of violence in juvenile intimate relationships reinforce the need to
prevent this phenomenon near the communities, such as schools. In recent years, several
school-based programs to prevent dating violence have been developed and, even
though some of these efforts are beginning to show promising results, most programs
show some methodological issues which need to be addressed. For needs assessment
purposes, data were collected from two studies, one quantitative and the other one
qualitative. The results showed that, even though violence in intimate relationships was
globally condemned, participants held beliefs and attitudes that legitimate this form of
violence. Using the theory of planned behavior as its theoretical framework, a
prevention program and its evaluation model were developed, seeking to intervene at
the level of students and teachers’ beliefs, attitudes and behaviors. The main objectives
of this program are to increase students and teachers’ knowledge about the problematic
and to develop skills that promote non-violent behaviors in dating relationships.