Título
A estratégia da venda de música digital: Caso Vodafone Music Service
Autor
Morais, Vera Sousa
Resumo
pt
O adverso quadro macroeconómico em que a generalidade das empresas portuguesas
operam, explica largamente a contracção do mercado português de telecomunicações
e a consequente evolução negativa do total de receitas de serviços.
Este novo enquadramento, obriga a uma redefinição das linhas estratégicas da
empresa e da oferta de serviços. Apesar desta evolução menos positiva, tem-se
registado um aumento acentuado das receitas de comunicações de dados móveis, que
se materializa na utilização crescente da banda larga móvel e, sobretudo, dos
chamados smartphones e tablets. Torna-se assim fundamental reequacionar a oferta e
posicionamento dos serviços, no sentido de acompanhar a evolução do mercado no
consumo de dados móveis, enquadrando-se o Vodafone Music Service neste
reposicionamento.
O objectivo deste estudo é identificar a estratégia do Vodafone Music Service, de
acordo com o novo enquadramento do mercado, através das respostas às questões
apresentadas. Como qualquer viagem que precisa de ser bem planeada, para chegar ao
destino será necessário saber qual o ponto de partida, decidir para onde queremos ir,
qual o caminho a seguir, saber o que fazer quando chegar ao destino e o que se espera
encontrar. Este caso reúne os elementos necessários para um entendimento claro
sobre qual é o enquadramento da indústria da música digital, identificando os desafios
dos diferentes mercados e as estratégias adoptadas, conhecer a realidade do mercado
português nesta indústria, identificar o que é o Vodafone Music Service, qual é o seu
posicionamento e qual deveria ser.
Decorrente desta análise, os alunos têm a informação necessária para chegar ao
destino, definir a estratégia do Vodafone Music Service.
en
The adverse macroeconomic scenario in which the majority of Portuguese companies
operate explains the contraction of the Portuguese telecommunications market and the
consequent negative evolution of the total service revenues.This new scenario
requires a redefinition of the business strategic lines and services offering. Despite the
negative developments, there has been a sharp increase in revenues from mobile data
communications, specifically from the increasing use of mobile broadband,
smartphones and tablets. Therefore is essential to give second thoughts about the
service offer and placement, to monitor the market development in mobile data
consumption, in which fits the Vodafone Music Service .
The aim of this study is to identify the Vodafone Music Service strategy, according to
the new market environment, through the answer of the presented questions.
Like any journey that needs to be planned to reach the destination, is critical to know
the starting point, where to go, which way to go, what to do when you arrive and what
to expect when getting there.
This business case brings together the necessary elements for a clear understanding of
what is the digital music industry, identifying the different markets challenges and
strategies adopted, getting to know the reality of the Portuguese market in this
industry and to identify what is Vodafone Music Service, what its position is and what
it should be.
Resulting from this analysis, students have the necessary information to reach the
destination, define the strategy of the Vodafone Music Service.