Título
Volvo Ocean Race: o retorno de investimento dos patrocinadores
Autor
Domingos, Afonso Manuel Costa Gaspar da Silva
Resumo
pt
Este trabalho tem como objectivo possibilitar a participação de uma equipa portuguesa na
Volvo Ocean Race , (VOR), a maior regata oceânica do mundo, partindo da activação de
patrocínios e da demonstração da possibilidade do retorno do investimento por parte dos
patrocinadores., sendo para esse efeito necessária a criação de uma empresa.
Neste trabalho apresentam-se as principais necessidades, quer de meios humanos e materiais,
como do respectivo financiamento necessário à criação e manutenção de um projecto desta
envergadura.
Foram analisados os casos práticos de duas equipas que se formaram, em bases semelhantes
às que desejamos constituir, bem como se estabeleceram contactos com alguns velejadores,
que participaram em edições anteriores da prova.
Conclui-se que um projecto assim pode ser um veículo publicitário bastante importante para
empresas portuguesas com necessidade de se internacionalizarem, e de demonstrarem os seus
valores e grandeza, espelhados numa equipa de elite, que percorrerá o mundo e servirá de
embaixada itinerante para os negócios dessas mesmas empresas.
No entanto, dada a conjuntura de crise económica mundial, a retracção dos investimentos em
áreas como os patrocínios vais ser mais acentuada e pode ser um obstáculo difícil de transpor.
en
This work aims to enable the participation by a Portuguese team in the Volvo Ocean Race
(VOR), the largest regatta in the world, based on the activation of sponsorships and the
demonstration of the possibility of the return on investment from sponsors. To achieve this
goal, is required the creation of a company.
This paper presents the main needs of both human and material resources, such as the
financing need for the creation and maintenance of a project of this scale.
We analyzed the case studies of two teams that were formed on a similar basis to the one that
we wish to create, as well as established contacts with some sailors, who participated in
previous editions of the race.
We concluded that such a project can be a very important advertising vehicle for Portuguese
companies that needs to globalize and to demonstrate its values and greatness allied to an elite
team that will travel the world and serve as an ambassador for these companies businesses.
However, in a context of global economic crisis, the slowdown of investments in areas such
as sponsorship will be more pronounced and can be a difficult hurdle to overcome.