Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME

Autor
Mota, Pedro Correia de Almeida
Resumo
pt
A estratégia pretende descrever o caminho que se preconiza para a empresa com vista à realização dos objectivos definidos. Um dos mais aliciantes desafios que a Gestão tem que enfrentar, é fazer a monitorização da execução da estratégia de forma a garantir a sua boa implementação. Tendo por base o Balanced Scorecard, ferramenta que permite fazer a ligação entre a definição estratégica e a sua implementação e monitorização, de forma compreensível para toda a organização, este estudo teve como propósito fazer a redefinição da estratégia para uma PME que precisou de se adaptar às mudanças verificadas no mercado. A estratégia sempre foi desenvolvida pela Gerência que definia as suas orientações mas não as comunicava formalmente. As decisões eram, essencialmente, operacionais e de curto prazo e apenas eram comunicadas as orientações para execução. No âmbito do estudo, foram escritas, pela primeira vez, a visão, a missão e os valores, dando início a uma nova forma de comunicação dentro da empresa. Definiram-se também os objectivos estratégicos, os indicadores para avaliação de desempenho e as metas que se pretende atingir. Foi ainda desenhado o modelo para implementação e manutenção do Balanced Scorecard. Finalmente, conclui-se que o Balanced Scorecard foi uma ferramenta útil no auxílio da concepção da nova estratégia e que será ainda mais importante no acompanhamento e avaliação do desempenho da empresa. Com o Balanced Scorecard, a empresa passou a dispor de uma ferramenta para comunicar a toda a estrutura os seus objectivos, não só para o curto prazo, mas também para o médio e longo prazo.
en
The strategy aims to describe the path wanted to go through to achieve the company goals. One of the most exciting challenges that the management faces is to make the monitoring of the implementation of strategy to ensure its good implementation. Based on the Balanced Scorecard, a tool that allows the linkage between the strategy and its implementation and monitoring, in an understandable way for the entire organization, this study pretend to make the redefinition of the strategy for an SME who needs to adapt to changes in the market. The strategy has always been developed by management that defined its guidelines, but wasn’t ever formally communicated. The decisions were, essentially, operational and shortterm and only the guidelines for implementation were notified. Within the study was written for the first time the vision, mission and values, starting a new form of communication within the company. It also defined the strategic objectives, the indicators for performance evaluation and the goals to be achieved. It was also designed the model for implementation and maintenance of the Balanced Scorecard. Finally, we conclude that the Balanced Scorecard was a useful tool to help with the design of the new strategy and will be even more important in monitoring and evaluating the performance of the company. With the Balanced Scorecard, the company now has a tool to communicate the whole structure its objectives, not only for the short term, but also in the medium and long term.

Data

26-mar-2013

Palavras-chave

Gestão
Management
Crescimento
Growth
Mestrado
Balanced Scorecard --
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

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