Título
Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
Autor
Mota, Pedro Correia de Almeida
Resumo
pt
A estratégia pretende descrever o caminho que se preconiza para a empresa com vista à
realização dos objectivos definidos. Um dos mais aliciantes desafios que a Gestão tem que
enfrentar, é fazer a monitorização da execução da estratégia de forma a garantir a sua boa
implementação.
Tendo por base o Balanced Scorecard, ferramenta que permite fazer a ligação entre a
definição estratégica e a sua implementação e monitorização, de forma compreensível para
toda a organização, este estudo teve como propósito fazer a redefinição da estratégia para uma
PME que precisou de se adaptar às mudanças verificadas no mercado.
A estratégia sempre foi desenvolvida pela Gerência que definia as suas orientações mas não
as comunicava formalmente. As decisões eram, essencialmente, operacionais e de curto prazo
e apenas eram comunicadas as orientações para execução.
No âmbito do estudo, foram escritas, pela primeira vez, a visão, a missão e os valores, dando
início a uma nova forma de comunicação dentro da empresa. Definiram-se também os
objectivos estratégicos, os indicadores para avaliação de desempenho e as metas que se
pretende atingir. Foi ainda desenhado o modelo para implementação e manutenção do
Balanced Scorecard.
Finalmente, conclui-se que o Balanced Scorecard foi uma ferramenta útil no auxílio da
concepção da nova estratégia e que será ainda mais importante no acompanhamento e
avaliação do desempenho da empresa. Com o Balanced Scorecard, a empresa passou a dispor
de uma ferramenta para comunicar a toda a estrutura os seus objectivos, não só para o curto
prazo, mas também para o médio e longo prazo.
en
The strategy aims to describe the path wanted to go through to achieve the company goals.
One of the most exciting challenges that the management faces is to make the monitoring of
the implementation of strategy to ensure its good implementation.
Based on the Balanced Scorecard, a tool that allows the linkage between the strategy and its
implementation and monitoring, in an understandable way for the entire organization, this
study pretend to make the redefinition of the strategy for an SME who needs to adapt to
changes in the market.
The strategy has always been developed by management that defined its guidelines, but
wasn’t ever formally communicated. The decisions were, essentially, operational and shortterm
and only the guidelines for implementation were notified.
Within the study was written for the first time the vision, mission and values, starting a new
form of communication within the company. It also defined the strategic objectives, the
indicators for performance evaluation and the goals to be achieved. It was also designed the
model for implementation and maintenance of the Balanced Scorecard.
Finally, we conclude that the Balanced Scorecard was a useful tool to help with the design of
the new strategy and will be even more important in monitoring and evaluating the
performance of the company. With the Balanced Scorecard, the company now has a tool to
communicate the whole structure its objectives, not only for the short term, but also in the
medium and long term.