Título
O impacto da implementação de um ERP na qualidade da informação da gestão: o caso da Empark Portugal
Autor
Soares, Filipa Sofia Próspero de Oliveira
Resumo
pt
O mundo empresarial vive actualmente uma época de transformação, complexidade e
evolução devido a fenómenos como a globalização, a evolução tecnológica e novos
modelos de Gestão adaptados às novas realidades económicas. Cada vez as
necessidades de informação são maiores e tornou-se mandatório as empresas adaptarem
os seus processos de negócio e adoptarem uma postura de constante aprendizagem e
antecipação, de maneira a serem cada vez mais competitivas e não perderem o seu lugar
no mercado. Todos estes fenómenos obrigam os gestores a saber lidar com a
complexidade e com processo de tomada de decisão num curto espaço de tempo, que
podem resultar em ganhos ou perdas significativas para as suas empresas. Foi assim que
os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) surgiram como uma solução para
apoiar as empresas a melhorar a produtividade e ganhar competitividade através do uso
de TI, nomeadamente através de uma visão integrada oferecida pelo sistema e que
garante maior eficiência e eficácia dos processos empresariais e a rápida e fiável
disponibilização de informação com qualidade em tempo real para a tomada de decisões
de Gestão.
Este trabalho pretende analisar e compreender o impacto da adopção de um sistema
ERP numa multinacional em Portugal, a Empark, ao nível da qualidade da informação
de Gestão. O estudo de caso foi suportado por um questionário, com o objectivo de, por
um lado, identificar as características da informação de Gestão mais valorizadas, pelos
key users e, por outro, concluir sobre o impacto da adopção do ERP sobre a informação
de gestão.
en
Nowadays, the business world lives an era of transformation, complexity and evolution
due to phenomena such as globalization, technological evolution and new management
models adapted to the new economic realities. Each and every day the information
needs are greater and it has become mandatory for companies to adapt their business
processes and adopt an attitude of constant learning and anticipation, in order to be ever
more competitive and not lose their position in the market. All these phenomena force
managers to know how to deal with complexity and decision-making processes in a
short amount of time which, in turn, can signify wins or losses for their companies. That
is how the Enterprise Resource Planning (ERP) systems came about as a solution to
support companies in the improvement of their productivity and winning
competitiveness through the use of Information Technology, namely, through an
integrated view offered by the system, which guaranties a company’s improved
efficiency and effectiveness and a faster and more reliable availability to information
with quality in real time for the management making-decision.
The aim of this work is to analyze and understand the impact of the adoption of an ERP
system in a multinational company in Portugal, Empark, in terms of the quality of
management information. The case study was carried out based on a questionnaire with
the goal of, on one hand, identifying the most valuable management information
characteristics by the key users and, on the other hand, accomplishing about the impact
of the ERP adoption’ on the management information.