Título
O agir do assistente social nas equipas de intervenção precoce
Autor
Martins, Helena Isabel Rodrigues
Resumo
pt
A realização deste estudo traduz uma reflexão pessoal e profissional no âmbito da prática
profissional do assistente social na área da intervenção precoce tendo como objectivo analisar
e discutir, o agir profissional do assistente social e a visão das famílias face a este profissional
de Serviço Social e da sua intervenção na Equipa de Intervenção Precoce PIPREM (Projecto
de Intervenção Precoce de Reguengos de Monsaraz e Núcleo de Mourão). As metodologias
que orientam a presente investigação são de natureza qualitativa, desenvolvida numa lógica
indutiva. A técnica de recolha de dados utilizada é a entrevista. Para obtermos os resultados
pretendidos recorremos à análise de conteúdo, organizando-os em categorias, apoiadas na
articulação entre o teórico e o empírico.
As Equipas de Intervenção Precoce integram nos seus quadros um vasto conjunto de
profissionais cujas formações académicas são distintas mas que têm o objetivo de intervir de
forma transdisciplinar numa lógica centrada na família. A intervenção precoce deve ser
encarada como o conjunto de práticas desenvolvidas em rede que procuram respostas para a
criança e a sua família. Esta acção implica que a intervenção precoce seja centrada na família,
baseada nas redes de suporte social e desenvolvida por equipas interdisciplinares. É orientada
para capacitar (criar oportunidades) e fortalecer (dar poder) a família e a criança, apoiando a
mobilização de recursos para a satisfação das suas necessidades.
Conclui-se que o agir do assistente social resulta de um processo reflexivo na
intervenção em articulação com o utente e com as políticas sociais.
en
This study represents a personal reflection and professional practice within the professional
social worker in the area of early intervention aiming to analyze and discuss the act of
professional social worker and the vision of families face this professional Social Work and
its intervention in Early Intervention Team PIPREM (Early intervention Project Reguengos
Monsaraz and Core Mourão). The methodologies that guide this research are qualitative in
nature, developed an inductive logic. The technique used for data collection is the interview.
To get the desired results appealed to content analysis, organizing them into categories,
supported the link between the theoretical and the empirical.
The Early Intervention Teams integrate in its staff a wide range of professionals whose
academic backgrounds are different but have the objective of intervening in a
transdisciplinary logic family-centered. Early intervention should be seen as a set of practices
developed network in seeking answers to the child and his family. This action implies that
early intervention is family-centered, based on social support networks and developed by
interdisciplinary teams. It is geared to empower (opportunities) and strengthen (empower) the
family and the child, supporting the mobilization of resources to meet their needs.
We conclude that the act of the social results of a reflective process in action in
conjunction with the wearer and social policies.