Título
Relação entre a dimensão do auditor e qualidade de auditoria e os efeitos da crise de 2008 na qualidade da auditoria
Autor
Camacho, João Filipe Rodrigues
Resumo
pt
São vários os estudos sobre a qualidade da auditoria, relacionando-a com
variadíssimos fatores. Pegando na qualidade da auditoria, o objetivo deste estudo é
investigar se a dimensão de uma empresa de auditoria está correlacionada com a
qualidade da auditoria, bem como relacionar a qualidade da auditoria com a crise de
2008, visto não haver nenhum estudo em Portugal desta mesma natureza.
A amostra usada foi baseada no PSI, entre os anos de 2005 e 2010, para
comparar 3 anos antes da crise e 3 anos depois da crise. Foram realizados testes
empíricos, sendo que, a qualidade de auditoria foi medida através da amplitude dos
accruals discricionários.
Os resultados encontrados mostram que a dimensão da empresa de auditoria está
significativamente correlacionada com a qualidade da auditoria na medida em que,
quanto maior for a empresa de auditoria, melhor será a qualidade de auditoria
apresentada.
Por último, relativamente à crise financeira de 2008, os resultados evidenciam
uma diminuição da qualidade da auditoria. No entanto, apesar da qualidade de auditoria
decrescer depois da crise, continuamos a verificar uma relação positiva entre a
dimensão da empresa de auditoria e a qualidade de auditoria.
As nossas conclusões apoiam a perspetiva de que as grandes empresas de
auditoria oferecem um serviço de melhor qualidade, face às empresas de auditoria mais
pequenas, independentemente de ser antes ou depois da crise.
en
There are several studies on audit quality relating it to many different aspects.
Focusing on the audit quality, the main goal of this study is to investigate whether the
size of an audit firm is correlated with the quality of the audit, as well as linking the
quality of the audit with the crisis of 2008, since there is no study in Portugal of this
nature.
The sample used was based on the PSI between the years 2005 and 2010,
compared to the three years before the crisis and the three years after the crisis.
Empirical tests were performed, and the audit quality was measured by the magnitude of
discretionary accruals.
The results show that the size of the audit firm is significantly correlated with
the quality of the audit to the extent that, the higher the audit firm, the better the quality
audit presented.
Finally, concerning the 2008 financial crisis, the results show a decrease in audit
quality. However, despite the decrease audit quality after the crisis, we continue to see a
relationship between firm size and audit quality.
Our findings support the perspective that large audit firms offer a service of
better quality compared to smaller audit firms, whether before or after the crisis.