Título
Responsabilidade social das empresas na perspetiva do stakeholder trabalhador: o caso dos CTT
Autor
Pina, Maria da Luz Galvão Antunes
Resumo
pt
A responsabilidade social da empresa (RSE) é estudada, em geral, tendo por base a
empresa como unidade de observação. O presente estudo procura avaliar a perceção e a
recetividade por parte dos trabalhadores relativamente às práticas de RSE. E, como
experiência exploratória, elegemos a empresa CTT – Correios de Portugal, SA que, como é
sabido, pratica e desenvolve desde há largos anos atividades no âmbito da sua
responsabilidade social.
Do ponto de vista metodológico, esta investigação utiliza como ferramenta principal o
questionário, o qual foi administrado a 121 trabalhadores dos CTT, abrangendo todas as
áreas da empresa mãe, agrupadas da seguinte forma: operações, distribuição, comercial e
vendas e serviços de apoio. Complementarmente, e para avaliação das práticas de RSE
levadas a cabo pelos CTT, tendo-se socorrido de fontes secundárias, nomeadamente, de
relatórios e demais documentação editada pela empresa.
Os resultados deste trabalho indicam que nos CTT, os trabalhadores consideram-se
conhecedoras das ações de RSE realizadas pela sua empresa, sentem-se satisfatoriamente
agradados com as práticas e concorrem para essas ações, sobretudo nas áreas
relacionadas com a comunidade, o ambiente e as questões energéticas.
en
In general, the corporate social responsibility (CSR) is studied having the company as main
focus. This paper tries to evaluate employees´ perception and receptivity to the corporate
social responsibility tecniches applied within their company. As a case study we´ve elected
CTT – Correios de Portugal, SA (CTT), a company that for many years applied CSR
activities within the company.
From a methodical point of view, this thesis uses as main tool a questionnaire, which was
answered by 121 CTT´s employees, all from the main departments of the parent company of
the group. In this study, such departments were divided as follows: operations, distribution,
marketing and sales, e support services. In addition, and in order to evaluate the CSR
technics applied by CTT, further documentation, namely reports and official documents
issued by the company were studied and carefully analysed.
The results of this case study show that CTT´s employees not only acknowledge to
understand the company´s CSR programs, but are also satisfied by them and try to
participate in such activities, specially in the ones related with the community, environment
and energetic issues.