Título
Prevalência e tipologia de bullying em contexto escolar: relação com o sucesso escolar e o bem-estar.
Autor
Mota, Ana Filipa Dos Santos
Resumo
pt
A manifestação do bullying é evidente no contexto escolar, carecendo constantemente de
melhorias nas estratégias utilizadas para o seu combate e formas de o identificar.
O presente estudo é um Diagnóstico de Avaliação do Bullying que pretende compreender
a sua prevalência e tipologia num agrupamento de escolas, assim como, a sua relação entre o
bem-estar e o sucesso escolar, e as estratégias de prevenção e intervenção já realizadas neste
agrupamento, tendo por base a perspetiva teórica correspondente ao Modelo Bioecológico de
Brofenbrenner.
Desta forma, realizaram-se dois estudos no Agrupamento. No primeiro estudo
participaram 216 alunos do 2º ao 6º ano de escolaridade, que responderam ao questionário de
autorrelato de Dan Olweus (1989) adaptado para a população portuguesa por Pereira e Tomás
(1994) e citado em Pereira (2008), juntamente com a escala de bem-estar KID SCREEN-27
parcialmente acrescentada. No segundo estudo foram entrevistadas 5 elementos chave na
comunidade (docentes; técnicas superiores do GAAF), com vista a identificação das principais
estratégias de prevenção e intervenção no Agrupamento.
Os resultados obtidos permitem verificar uma prevalência de 19,9% vítimas, 14,4%
agressores,17,4% vítimas-agressivas. A tipologia de bullying que mais se destaca é o verbal, sem
distinção entre os ciclos de escolaridade.
Através da análise qualitativa das entrevistas, sobressaíram as estratégias dentro do
Agrupamento de intervenção e prevenção como a promoção de competências pessoais e sociais;
oficina de mediação de conflitos; mediadores de pátio; e protocolos em vigor com Escola Segura.
Encontrámos evidências que apontam para a necessidade de novas estratégias de
intervenção e prevenção, principalmente no primeiro ciclo de escolaridade onde o Bullying
apresenta maior prevalência
en
The manifestation of Bullying is evident in the school context, constantly lacking
improvements in the strategies used to identify and fight it.
The present study is a Bullying Evaluation Diagnosis that intends to understand its
prevalence and type in a group of schools, its relation between school well-being and success and
the strategies of prevention and intervention already carried out in these context. This was an
investigation based on the corresponding theoretical perspective of Brofenbrenner Bioecological
Model.
In this way, two studies were carried out in these Group of Schools. In the first study,
216 students from 2nd to 6th grade, participated, answering a self-report questionnaire by Dan
Olweus (1989), adapted to the Portuguese population by Pereira and Tomás (1994), quoted in
Pereira (2008), along with the scale of well-being KID SCREEN-27 that was partially added. In
the second study, 5 interviews were made with key community elements (teachers and superior
technicians of the GAAF), in order to identify the main strategies of prevention and intervention
in these schools.
The results obtained showed a predominance of 19,9 % victims, 14,4 % aggressors and
17,4 % aggressive-victims. The type of bullying that stands out the most is the verbal one, with
no distinction between education cycles. Through qualitative analysis of interviews, strategies of
intervention and prevention in the Group of Schools like the promotion of personal and social
competences; workshop of mediation of conflicts; mediators of patio; and protocols with the
program Safe School, were the most referenced.
We found evidences that it’s still necessary to implement new strategies of intervention
and prevention, mainly in the first cycle schooling where Bullying is more prevalent.