Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Da luz para o mundo: a internacionalização da marca Sport Lisboa e Benfica

Autor
Teixeira, Francisco Marques Antunes Cappelle
Resumo
pt
Vivemos nos dias de hoje num mundo global e cada vez mais competitivo, obrigando todos os agentes económicos a adaptarem-se constantemente consoante as exigências dos mercados. A internacionalização das empresas é muitas vezes vista como uma boa oportunidade, principalmente quando os mercados domésticos não são suficientemente grandes para com as suas aspirações. Nenhum mercado escapa às novas necessidades criadas pela globalização, pelo que os clubes de futebol, que eram anteriormente sociedades de cariz recreativo e sem fins lucrativos, são por sua vez obrigados a adaptarem-se sob a forma de empresas. Como tal, poderão utilizar todos os instrumentos estratégicos disponíveis e irão adotar novos objetivos, tais como o crescimento e a obtenção de lucros. Um dos métodos mais utilizados pelas empresas para atingirem um crescimento sustentável é a internacionalização, que permite explorar mercados de elevado potencial que ainda estejam pouco desenvolvidos e nos quais as empresas concorrentes ainda não têm uma posição consolidada. Neste estudo é demonstrado que o Sport Lisboa e Benfica tem um elevado potencial de crescimento em Angola e Moçambique, e são apontados os caminhos para a sua capitalização. O tema para este projeto provém de um interesse do autor pelas estratégias e instrumentos de internacionalização das empresas aliado a uma simpatia que nutre para com o Sport Lisboa e Benfica. Pretende-se com este estudo avaliar a situação atual dos clubes mundiais que têm maior sucesso nas suas estratégias de internacionalização e propor estratégias concretas para o Sport Lisboa e Benfica.
en
Today we live in a highly competitive Global World and all the economic agents are constantly adapting to the global market demands. Internationalization may be a good opportunity for firms and organizations, especially when the home country is not big enough to allow the fulfillment of their aspirations. No market escapes the new demands created by globalization, and the football market represents no exception. Once small and non-profit organizations with recreational goals, football clubs are each day more similar to a regular firm, and as a firm they have to adapt their goals (such as growth and obtaining sustained and substantial profits) and change their operating strategies. One of the strategies that are available to companies is expanding their operation to foreign markets, in other words, internationalization. There are countries experiencing a stage of high economic growth and development (emerging markets) that are worth investing in, due also to the lack of competition there. In this study, the high potential that the Angolan and Mozambican markets represent to Sport Lisboa e Benfica will be explained, and the ways to take advantage of it will be shown. The passion and curiosity that the author has for this subject combining to a strong affection for Sport Lisboa e Benfica gave origin to this study. It aims to benchmark the strategies and practices of the best clubs in the world, and to suggest a specific pack of strategies to be used by Sport Lisboa e Benfica.

Data

14-abr-2016

Palavras-chave

Internacionalização
Marketing internacional
Internationalization
International marketing
Marketing desportivo
Sports marketing
Marca
Brand

Acesso

Acesso livre

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