Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

International expansion of a Portuguese web-to-print company

Autor
Serrano, Joana Isabel Dias
Resumo
pt
A abordagem desta tese de mestrado é um projeto de empresa aplicado a uma start-up Portuguesa, a 360Imprimir. O core business da empresa é prestar serviços inteligentes de marketing para PME através de uma plataforma online. O problema identificado foi a expansão internacional da 360Imprimir, pois um de seus principais objetivos é expandir para outros mercados, uma vez atingida a consolidação em Portugal. Assim, o objetivo é estudar o processo de internacionalização identificando os países alvo e elaborando um plano de implementação. Através da segmentação de vários mercados, conclui-se que, a 360Imprimir deve expandir para Espanha e Brasil. Dada a proximidade cultural e geográfica, a empresa opta por expandir num curto prazo para Espanha e no longo prazo para o Brasil. Posto isto, o plano que se segue, está focado no mercado espanhol. Uma vez identificado o país de expansão, a 360Imprimir irá iniciar a sua actividade em Espanha em Outubro de 2013 começando por exportar os seus produtos para esse país. O público-alvo será idêntico ao português e o portfolio de produtos também. A empresa é capaz de replicar o modelo de negócio utilizado em Portugal para iniciar a sua actividade em Espanha, através manutenção do processo de produção e distribuição centralizados em Portugal. Quando atingir uma dimensão será criada uma subsidiária em Espanha apostando em parceiros de produção, distribuição e comunicação locais para dar resposta à procura.
en
The subject of this master’s thesis is an applied project for 360Imprimir, a Portuguese start-up’s brand. Its core business is to provide marketing intelligence services to SME through an online platform. The identified problem is the international expansion of 360Imprimir as its growth strategy relies on expansion to other markets once consolidation in Portugal is achieved. Accordingly, the aim of this thesis is to propose an internationalization plan by identifying target countries and developing an implementation plan. Firstly, through a set of criteria-based market screening processes it is concluded that 360Imprimir should expand to Spain and Brazil. Given the geographical and cultural proximity, it is assumed that the company should expand in the short term to Spain and in the long term to Brazil. Hence, the internalization plan that this thesis develops focuses on the Spanish market Based on a deep analysis of the current company’s business model and of the Spanish market idiosyncrasies, it is demonstrated that the company should replicate the former when expanding to the latter. Concomitantly, it is concluded that the target segments and the product portfolio should be identical to the ones in the Portuguese market. Moreover, it is shown that, at the stage of market entrance, the production and distribution processes should be based in Portugal - which in conjunction with low technological internationalization requirements makes an excellent case for an early internationalization tentative schedule. Therefore, this thesis develops a comprehensive marketing mix strategy and detailed financial and implementations plans for the company to guide its internalization to Spain until it gets to a stage where its Spanish market dimension demands a local subsidiary to be settled.

Data

07-fev-2014

Palavras-chave

Internacionalização
Marketing internacional
Internationalization
International marketing
Printing industry
Indústria Gráfica
Web-to-print
Comércio eletrónico -- E-commerce

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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