Título
Learning to learn: self-regulation & transfer of learning in on-the-job training
Autor
Alves, Isabel Emília de Vasconcelos Freixo
Resumo
pt
O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de um treino acerca processos autoregulatórios
de aprendizagem relativamente à formação on-the-job de colaboradores
recém admitidos numa organização, observando assim os efeitos do treino na
transferência da aprendizagem e na performance geral relativa à formação. O processo
de integração de um colaborador numa organização é fundamental, mas as organizações
têm de ir mais além na integração e formação inicial, envolvendo o colaborador no seu
próprio processo de aprendizagem esclarecendo promovendo a sua responsabilização e
esclarecendo que a formação não é uma responsabilidade exclusiva do formador e da
organização.
O envolvimento do colaborador é fundamental, e para o alcançar, os formadores
têm de investir nos formandos, para que estes compreendam a necessidade de se
tornarem “donos” do seu próprio processo de aprendizagem e se desenvolverem a auto
regulação da sua aprendizagem. Este estudo procurou medir o grau em que os
formandos planeiam, monitorizam e refletem acerca do seu desempenho na fase de
formação.
Para a realização deste estudo contamos com a colaboração de 60 formandos de
uma empresa da área da distribuição alimentar em Portugal, sendo que eram de ambos
os sexos e de idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos. Todos os participantes
estavam no primeiro dia de trabalho na empresa. Este é um estudo experimental, e a
amostra estava dividida equitativamente entre grupo experimental e grupo de controlo,
sendo que o grupo experimental frequentou um treino sobre “Auto-regulação da
Aprendizagem”.
As conclusões que extraímos dos resultados permitem-nos concluir que as
organizações necessitam de continuar a investir na formação e desenvolvimento dos
colaboradores desde o primeiro dia, para que eles se tornem “aprendizes” mais autoregulados
e mais eficazes.
en
The purpose of this study is to examine the effects of training on how to regulate
individual learning during on-the job training for new employees, to observe its effects
on Learning Transfer and overall performance. It is essential, for companies, right from
the first day on, to welcome a new employee, but also to explain that a training or
learning process, is something that they’re accountable for and not merely a
responsibility of the trainer and organization.
The involvement of the trainee is essential, and in order to do so, trainers must
also invest and empower theirs trainees to become owners of their training process –
and develop them into Self-regulated Learners. This study tried to measure the degree
that trainees plan, measure and reflect over their learning efforts.
For the development of this study, we had the cooperation of 60 employees of a
company in the retail sector in Portugal, of both sexes and aged between 18 and 33. All
employees were starting in the company and it was their first day of training. The study
is an experimental design, and the sample was divided in control group and
experimental group, being that the experimental group frequented a workshop on “Selfregulated
Learning”. Results demonstrated a tendency from trainees that experimented
the training on learning strategies, in reporting the usage of self-regulatory strategies,
which was superior to the one’s that did not.
The conclusions drawn from the results obtained, allows us to think that
organizations need to invest and empower their trainees, so that become more effective
learners.