Título
Marketing plan for workshop and accessories area of proóptica
Autor
Lopes, Joséphine Gaspar
Resumo
pt
A Proóptica é uma empresa portuguesa que actua no Mercado português de óptica, enquanto distribuidor de marcas nacionais e internacionais. A empresa actua em quatro áreas principais: Armações e Óculos de Sol; Oficina e Acessórios; Lentes e Design + Arquitectura.
Em Abril de 2014, fui convidada pelo Professor Luís Justino, a iniciar um estágio na sua empresa de óptica. Este foi também o ano de mudança para a área de Oficina e Acessórios, que ambicionava deixar de ser uma área complementar das Armações e Óculos de Sol, e passar a ser uma unidade de negócio autónoma e presente no mercado português de óptica.
Cedo compreendi que esta meta apenas seria possível se fosse criado um sólido plano de marketing para a área de negócio. No entanto, esta parece ser uma tarefa difícil, uma vez que o mercado da óptica está em constante mudança e considera esta área de negócio como uma das suas últimas preocupações em termos de necessidades e oferta.
Assim, este projecto propõe um possível plano de marketing para esta área de negócio, maioritariamente baseado numa profunda análise interna e externa do mercado, que analisa a organização, a concorrência e o comportamento e necessidades do consumidor. Após esta análise são propostas acções de marketing cuidadosamente planeadas, que seguem a teoria do marketing mix: acções de produto, acções de preço, acções de distribuição e acções de comunicação.
en
Proóptica is a Portuguese company acting in the Optical Market as a distributor of international and national brands of this market. The company acts in four main areas: Frames and Sunglasses; Workshop and Accessories; Lenses and Design + Architecture.
In April of 2014 I was invited by Professor Luís Justino to start an internship at this company. This was the year of turnover for Workshop and Accessories strategic business area that wanted to stop being a complementary area of frames and sunglasses, and start to be a more autonomous and present business area in the Portuguese market.
Soon I realized that for this goal to be possible, a solid marketing plan needed to be constructed. Although, this seems to be a hard task, since the current optical market is changing every day and faces this business area as one of its last concerns in terms of needs and offer.
Thus, this project proposes a possible market plan for this business area, mainly based on a deep external and internal analysis that observed the organization, the competition and the customer’s behaviour and needs. Through this analysis, marketing actions were proposed and carefully planned, following the marketing mix theory: product actions, price actions, place actions and promotion actions.