Título
Reposicionamento estratégico e plano de marketing: marca S4L
Autor
Correia, Marta Raquel Neves
Resumo
pt
O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de marketing
coerente e eficaz para a S4L, uma marca nacional de beachwear especialmente focada no
comércio eletrónico.
Numa primeira fase, foram realizadas análises internas e externas, através do recurso a
fontes primárias (Focus Group e questionário online) e secundárias, que culminaram num
diagnóstico cujos pontos fracos, em todas as variáveis do marketing-mix, justificam a situação
financeira insuficiente e deficitária da marca. Tendo em consideração todos os pontos fracos
da S4L (mas também todos os seus pontos fortes e as oportunidades e ameaças externas), este
projeto visa a construção de um reposicionamento de marca e de um plano de ações que
permita atingir os objetivos da empresa e satisfazer as necessidades do mercado.
O projeto culmina com a apresentação das demonstrações financeiras previsionais
associadas às ações propostas, evidenciando um relevante potencial de crescimento e
consolidação da marca a longo-prazo.
en
The given thesis aims to create a coherent and helpful marketing strategy for S4L, a
Portuguese brand operating in the beachwear market, specially focused on e-commerce.
Initially, there were realized internal and external analyses with the resource of
primary (Focus Group and online survey) and secondary sources, which culminated in a
diagnosis whose weaknesses in all the variables of the marketing-mix justify the poor
financial situation of the brand. Taking into account all the S4L weaknesses (but also it
strengths and external opportunities and threats), this project aims to build a brand
repositioning and an action plan that meets the company's goals and the market’s needs.
The development plan gives origin to the forecasted financial statements associated
with the proposed actions, which evidence potential for an effective recovery and growing
prosperity and the consolidation of a long-term brand.