Título
Plano de marketing 2017: lançamento da marca Th Clothes no mercado espanhol
Autor
Gomes, Flávia Filipa Alberto
Resumo
pt
O presente projeto de mestrado pretende ser um Plano estratégico e operacional de Marketing
para a marca de vestuário TH Clothes com uma vertente blended que lhe permita atingir o
objetivo de se internacionalizar no ano de 2017 e conseguir uma posição de reconhecimento,
tal como detém no mercado português.
A marca TH Clothes é uma marca de vestuário promocional detida pelo grossista
Organizações Biscana, sediado na Batalha, que nasceu em 2006 e que está fortemente
implementada no mercado português, sendo inclusive líder de mercado. Face a tamanho
sucesso, a marca pretende expandir-se para o mercado europeu.
Para criar este Plano de Marketing, realizámos uma análise interna, externa e competitiva de
forma a retirar os melhores inputs para a proposta de implementação. Em termos internos,
efetuámos uma análise à marca, verificando a sua missão, valores, posicionamento,
marketing-mix e portfólio de produtos. Em termos externos, realizámos uma análise PESTE
ao mercado e uma análise cautelosa ao sector têxtil, às tendências de mercado, ao consumidor
de vestuário e à concorrência. Em termos competitivos, fizemos uma análise SWOT e
identificámos os fatores críticos de sucesso. Assim, foi possível retirar conclusões que
serviram de base para avançar para a proposta de implementação de entrada no novo mercado.
A proposta visa o desenvolvimento de uma estratégia de marketing (segmentação, target e
posicionamento) e um plano operacional que engloba um conjunto de recomendações em
termos de marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação.
en
The present master’s project aims to be a strategic and operational Marketing Plan for the
brand name clothing company, TH Clothes. With a blended version it will allow the company
to achieve its objective of internationalization in the year 2017 and achieve a recognized
position just as it holds in the Portuguese market.
The brand name TH Clothes is a promotional clothing brand name of the wholesaler Biscana
Organizations, which has its head office in Batalha. The brand was founded in 2006 and is
strongly implemented in the Portuguese market being in fact a market leader. Due to its huge
success, the brand name intends expanding to the European market.
To create this Marketing Plan, we conducted an internal, external and competitive analysis in
order to withdraw the best input for the implementation proposal. Internally, we analysed the
brand name, checking its mission, values, positioning, marketing-mix and its product
portfolio. Externally, we conducted a PESTE analysis of the market and a cautious analysis of
the textile sector, the market trends, the clothing consumer and the competition. In
competitive terms, we did a SWOT analysis and identified the critical success factors. This
way it was possible to draw conclusions, which served as a basis to proceed with the
implementation proposal of entering the new market. The proposal aims the development of a
marketing strategy (segmentation, target, and positioning) and an operational plan, which
includes a set of recommendations in terms of marketing-mix: product, price, distribution and
communication.