Título
O desenvolvimento estratégico da BHB: Sistemas de controlo e medida para o mercado internacional
Autor
Costa, Francisco Calheiros Ferreira da
Resumo
pt
No contexto actual, de rápida mudança nas tecnologias, na economia e nos mercados a nível global, e face ao ambiente contemporâneo altamente competitivo, a gestão estratégica assume cada vez mais um aspecto essencial para qualquer empresa independentemente da sua dimensão.
O objectivo do presente caso de estudo é de servir como uma ferramenta de trabalho para os leitores, para que estes possam desenvolver capacidades para analisar um problema de cariz empresarial, desenvolver soluções passíveis de serem executadas, tomar decisões assim como implementar novos procedimentos numa empresa.
O caso de estudo apresentado incide sobre uma empresa portuguesa de engenharia criada em 1997, a BHB – Sistemas de Controlo e Medida, Lda (BHB). Esta Pequena Média Empresa (PME) tem, actualmente, consolidada uma forte presença em Portugal nas áreas da Analítica, Instrumentação Industrial e da prestação de serviços de Assistência Técnica, devido à aposta na inovação e eficácia das soluções e serviços prestados, incorporando uma forte componente tecnológica. Face à pretensão dos sócios que a BHB comece a ter uma presença activa e consolidada nos mercados externos em oposição ao modo mais reactivo adoptado até ao momento, este estudo pretende não só identificar as causas que têm tornado a empresa uma referência nas suas áreas de actuação, mas particularmente formular a estratégia corporativa numa perspectiva global.
Após se tomar conhecimento da realidade da BHB, dever-se-á efectuar todas as análises e modelos estratégicos que possibilitem determinar a competitividade da empresa e sugerir orientações futuras para a mesma. Tendo por base os resultados obtidos nas análises efectuadas, fica-se em condições de se definir a formulação estratégica de acordo com o desenvolvimento internacional pretendido para a empresa. De seguida, dever-se-á proceder à escolha dos caminhos estratégicos que a BHB deve seguir para alcançar aquilo a que se propõe, e posteriormente à selecção dos movimentos estratégicos a seguir na sua expansão internacional. Por último, dever-se-á definir um plano de acção para actuar no estrangeiro.
en
In the actual context, of rapid changes in technologies, in the economy and in the global markets, and taking in consideration the highly competitive contemporary environment, strategic management assumes an essential aspect for any company regardless of its dimension.
The purpose of this case study is to serve as a working tool for readers, so that they can develop the capacity to analyze a business problem, to develop solutions that can be executed, to take decisions as well as to implement new procedures in an enterprise.
The case study presented focuses on a Portuguese engineering company established in 1997 called BHB – Sistemas de Controlo e Medida, Lda. This Small Medium Enterprise (SME) has currently a consolidated strong presence in Portugal, in the markets of Analytical, Industrial Instrumentation and the respective after-sales services, due to the focus on innovation and effectiveness of solutions and services provided, incorporating a strong technological component. According to the ambition of the partners’ that the company shall start to have an active presence and a consolidated position in foreign markets instead of a more reactive way adopted so far, this study aims not only to identify the causes that have made a benchmark company in its areas of action, but particularly to formulate the corporate strategy from a global perspective.
After having knowledge of BHB’s reality, all analysis and strategic models that enable the determination of the company’s competitiveness should be carried out, suggesting future directions. Based on the results obtained in the performed analysis, it is possible to define the strategic formulation according to the international development desired for the company. Then, it should be defined the strategic paths that BHB should follow to achieve what is proposed, and subsequently the selection of strategic movements to follow in its international expansion. Finally, it should be defined a plan of action to act abroad.