Título
Estudo da criação de valor por cliente: fortalecer as métricas de avaliação do negócio
Autor
Remédios, Carlos Manuel Muchenga dos
Resumo
pt
A crise financeira desencadeada em 2008 trouxe consigo imensos desafios que as organizações
têm tentado ultrapassar com maior ou menor sucesso. O sector de saúde animal não ficou imune a
esta crise tendo sofrido pressões de preço, margem e consequente imposição de contenção de
custos à medida que produtores, distribuidores e consumidores finais alteravam os seus consumos
e procuravam soluções para se adaptarem aos novos tempos.
Associado ao desafio de continuar a crescer em tempos de crise a gestão de topo da organização
sobre a qual incide este projeto fez crescer nos seus colaboradores a necessidade de a munir de
informação de gestão atempada e útil, ter resposta para, qual a real situação da organização face à
sua direta concorrência, qual a performance do mercado, perspetivar e antecipar tendências
futuras adaptando a sua estratégia ao direcionar os seus recursos para onde efetivamente possam
fazer a diferença.
Alicerçado na revisão de literatura que aborda temas que vão da criação de valor e os seus
indicadores, passando pela importância do custo de capital, e o planeamento financeiro de curto
prazo; o presente projeto, tem como grande objetivo constituir-se como futura ferramenta de
trabalho para a gestão, de modo a que o seu atual sistema de controlo de gestão se possa tornar
mais robusto, incidindo sobre qual a melhor forma de aferir se está ou não a ser criado valor na
sua atividade operacional, e igualmente sobre formas de entender, medir e melhorar o real
contributo dos seus clientes e produtos no negócio.
en
The financial crisis that started in 2008 brought immense challenges that organizations have tried
to overcome with greater or lesser success. The animal health sector was not immune to this crisis
with sustained price pressures, margin and consequent imposition of cost containment as
producers, distributors and end consumers alter their consumption and sought solutions to adapt
to changing times.
Associated with the challenge of continuing to grow in times of crisis the top management of the
organization which is the focus of this project has increased in its employees the need to equip it
with timely and useful information so if management have to answer, what is the real situation of
the organization compared to its direct competition, what is the market performance it can
foresee and anticipate future trends, adapt its strategy and target its resources to where they can
actually make a difference.
Grounded in the literature review that addresses topics ranging from value creation and its
indicators, through the importance of cost of capital, and short-term financial planning; this
project main objective is to establish itself as a future tool for top management to work, so that its
current system of management control may become more robust, focusing on how best to assess
whether or not value is being created in its operating activities, and also on ways to understand,
measure and improve the real contribution of its customers and products in the business.