Título
(Des)envolvimento cultural e festivais de música: fundamentos para o projeto «Fábrica de Música»
Autor
Santos, Francisco Miguel Simões dos
Resumo
pt
Os festivais de música registam um enorme crescimento e sucesso em Portugal, podendo ser
hoje entendidos como um importante instrumento estratégico no que respeita ao
(des)envolvimento social e económico.
A presente investigação tem como propósito analisar estes eventos, para percebermos
de que forma atuam e quais os impactos causados, considerando duas vertentes: uma mais
direcionada para o desenvolvimento, onde a celebração destes eventos tem uma função
dinamizadora dos territórios, aumentando a atratividade do local em que se insere, concebendolhe
uma nova imagem, resultando num crescimento do turismo; outra verificando uma enorme
capacidade na divulgação, aproximação e envolvimento cultural que estes eventos podem
significar.
O «Festival Músicas do Mundo» e o «Festival Paredes de Coura» mereceram uma
particular atenção e análise, servindo para ilustrar a capacidade de alterar e melhorar a imagem
dos locais que acolhem estes eventos e de proporcionar às comunidades uma ligação à cultura
que defendemos que os festivais de música podem proporcionar. Um comprometimento que
coloca, em muitos casos, certas localidades nas agendas culturais, potenciando-as e dando-lhes
visibilidade tanto a nível nacional como internacional.
Concluímos apresentando a ideia de criação de um conceito para um festival música
onde teremos como base e aplicaremos a análise anteriormente realizada.
en
Music festivals show tremendous growth and success in Portugal, and can be understood today
as an important strategic tool in relation to its social and economic development/involvement.
The present research aims to analyse these events, in order to realize how they act and what are
their impacts, considering two strands: one is more directed towards the development, in which
the celebration of these events are a driving force of the territories, increasing the attractiveness
of the local in which it operates, creating a new image, resulting in a tourism growth; and the
other is checking the enormous disclosure, approach and cultural involvement ability that these
events might imply.
The “Festival Música do Mundo” and the “Festival Paredes de Coura” deserved
particular attention and analysis, serving to illustrate the ability to change and improve the
image of the hosting places for these events and provide communities a connection to the
culture that we argue that music festivals can provide. A commitment that puts, in many cases,
certain localities in cultural agendas, empowering them and giving them visibility, both
nationally and internationally.
We conclude by presenting the idea of creating a concept for a music festival which is
supported and reinforced by the analysis previously performed.