Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

(Des)envolvimento cultural e festivais de música: fundamentos para o projeto «Fábrica de Música»

Autor
Santos, Francisco Miguel Simões dos
Resumo
pt
Os festivais de música registam um enorme crescimento e sucesso em Portugal, podendo ser hoje entendidos como um importante instrumento estratégico no que respeita ao (des)envolvimento social e económico. A presente investigação tem como propósito analisar estes eventos, para percebermos de que forma atuam e quais os impactos causados, considerando duas vertentes: uma mais direcionada para o desenvolvimento, onde a celebração destes eventos tem uma função dinamizadora dos territórios, aumentando a atratividade do local em que se insere, concebendolhe uma nova imagem, resultando num crescimento do turismo; outra verificando uma enorme capacidade na divulgação, aproximação e envolvimento cultural que estes eventos podem significar. O «Festival Músicas do Mundo» e o «Festival Paredes de Coura» mereceram uma particular atenção e análise, servindo para ilustrar a capacidade de alterar e melhorar a imagem dos locais que acolhem estes eventos e de proporcionar às comunidades uma ligação à cultura que defendemos que os festivais de música podem proporcionar. Um comprometimento que coloca, em muitos casos, certas localidades nas agendas culturais, potenciando-as e dando-lhes visibilidade tanto a nível nacional como internacional. Concluímos apresentando a ideia de criação de um conceito para um festival música onde teremos como base e aplicaremos a análise anteriormente realizada.
en
Music festivals show tremendous growth and success in Portugal, and can be understood today as an important strategic tool in relation to its social and economic development/involvement. The present research aims to analyse these events, in order to realize how they act and what are their impacts, considering two strands: one is more directed towards the development, in which the celebration of these events are a driving force of the territories, increasing the attractiveness of the local in which it operates, creating a new image, resulting in a tourism growth; and the other is checking the enormous disclosure, approach and cultural involvement ability that these events might imply. The “Festival Música do Mundo” and the “Festival Paredes de Coura” deserved particular attention and analysis, serving to illustrate the ability to change and improve the image of the hosting places for these events and provide communities a connection to the culture that we argue that music festivals can provide. A commitment that puts, in many cases, certain localities in cultural agendas, empowering them and giving them visibility, both nationally and internationally. We conclude by presenting the idea of creating a concept for a music festival which is supported and reinforced by the analysis previously performed.

Data

27-jul-2015

Palavras-chave

Festivais de música
Music festivals
indústria cultural
cultural industry
Democratização cultural,
Cultura de massas
Cultural democratization
Mass culture

Acesso

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