Título
Caso de estudo: a entrada do azeite Gallo no mercado chinês
Autor
Costa, Miguel Maria Portugal Martins
Resumo
pt
A elaboração desta dissertação consiste na criação de um caso de estudo pedagógico com o objectivo de tirar ilações sobre a entrada da marca “Azeite Gallo” no mercado Chinês.
Optamos por desenvolver este caso de estudo através de um estudo qualitativo, suportado por um referencial teórico.
O intuito do projecto é de documentar um exemplo paradigmático de um produto consumível de marca portuguesa que sucedeu em ultrapassar as barreiras iniciais de acesso ao mercado e que se encontra numa fase mais madura da sua implementação no mercado Chinês, dado a ausência de informação sobre um processo histórico e relevante relativo à entrada de uma empresa portuguesa na China, bem como servir apoio à empresa em causa para a continuação do seu negócio no referido país.
A China é uma das mais apetecíveis praças para a internacionalização de marcas portuguesas, dado o número de consumidores atingidos, a par com a actual contracção das economias para as quais o nosso país tipicamente exporta os seus produtos.
Neste trabalho conseguimos concluir que na abordagem ao mercado, a escolha do parceiro certo e manutenção da relação pessoal e comercial, são fundamentais para ultrapassar a estrutura burocrática do país, tornando possível uma distribuição mais célere e cuidada nos seus diversos sub-mercados, habituando coerentemente os consumidores ao produto.
Concluímos que através da diferenciação, é possível criar a imagem pretendida da marca, procurando modificar a percepção do consumidor Chinês, criando estratégias de marketing e comunicação da especialmente vocacionadas para o consumidor local.
en
This paper has been written in order to create a case study analyzing the entry in the Chinese market of the brand “Azeite Gallo”, the Portuguese olive oil market leader.
For this purpose we have chosen to develop this study case in a qualitative way, supported by theoretical references.
The aim of this project is to document an important example of a consumable Portuguese product that has succeeded to overcome the initial barriers of the market and that is now in a mature phase of implementation in the Chinese market, as well as to provide some support to the “Azeite Gallo” brand to continue their expansion in China. We made this decision due to the lack of an historical and relevant process regarding a Portuguese company entry in China.
China is one of the most wanted markets for the internationalization of Portuguese brands due to the number of consumers, but also because of the economic contraction of the traditional Portuguese export markets.
In this paper we were able to conclude that when approaching the market, the right choice of the partner and the maintenance of a personal and commercial relation are key to undertake the bureaucratic structure of the country, abling a faster and more qualified distribution system, adapting in a coherent way the consumer to the product.
We can also conclude that due to the differentiation of the product, it is possible to create the desired brand awareness, looking to modify the Chinese consumer perceptions. We can achieve this goal by creating marketing and communication strategies, specially designed to the Chinese consumer.